EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR (PIBID): NARRATIVAS ENTRE DESAFIOS E POSSIBILIDADES

  • Autor
  • César Henrique da Cunha Silva
  • Co-autores
  • Karolyne Ingrid da Silva Alves , Lucas Cabral Viana , Magno Misael Lemos Cavalcante
  • Resumo
  •  

    O presente estudo se insere no contexto da articulação entre o Programa Institucional de Bolsas e Iniciação à Docência e a Universidade de Pernambuco. Mais especificamente decorre do Subprojeto Pibid-Educação Física 2019-2020, condicionado ao objeto da prática pedagógica denominada metodologia de ensino na prática educativa da Educação Física escolar.

    A prática educativa orientada à formação de professores, no âmbito da Licenciatura em Educação Física, de um lado e, de outro a inserção no Programa de Iniciação à Docência abre espaço para diversos e variadas experiências didático-pedagógicas com que se fortalecem as aprendizagens sobre a regência do ensino em sala de aula.

    Em sentido mais específico, aquele que nos motivou a pensar o fazer didático orientado pelos elementos da temática metodologia de ensino foi a discussão referente à compreensão das professoras supervisoras sobre o Pibid. Na ocasião nos envolvemos com questões norteadoras acerca da nossa provocação. Assim nos questionamos: que valores as professoras supervisoras atribuem à formação de professores no contexto do Pibid? Em que o Pibid contribui para a formação continuada das professoras supervisoras? Sob a dimensão metodológica em que a prática desenvolvida no Pibid-Educação Física influenciou a dinâmica escolar?

    Estas perguntas foram elaboradas de maneira a possibilitar as narrativas de experiências projetadas das falas das professoras inseridas no tempo-espaço em que o Pibid-Educação Física 2018-2020 fora desenvolvido. Desta maneira compartilhar com leitores o ponto de vista das professoras supervisoras acerca da formação de professores no contexto da prática pedagógica desempenhada no Pibid-Educação Física 2018-2020. Nossa intenção amplia-se na medida em que pretendemos pensar as contribuições, limites e desafios, desde as narrativas.

     

  • Palavras-chave
  • Narrativas, PIBID e educação física
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE