EXPERIÊNCIA COM O GÊNERO DIGITAL MEME NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PÚBLICA

  • Autor
  • Jefferson Felippe do Vale Santos
  • Co-autores
  • Beatriz Godoi Nunes , Dayane Rafaela Pereira Coelho , Edna Maria Alencar de Sá
  • Resumo
  • O presente trabalho é um relato da experiência da aplicação de memes, características e relevância social mediante a interação expressiva do aluno na sala de aula, desenvolvida no Programa Residência Pedagógica com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental no Subprojeto Letras Português, intitulado Língua e Linguagens em Interação, tendo como objetivo fortalecer o ensino desse gênero textual de forma dinâmica, interativa e prática, visto que o aluno se torna protagonista quando coloca em ação os conhecimentos aprendidos. A metodologia empregada foi aula expositiva, levando-se em consideração alguns efeitos de sentido. Como resultado, percebeu-se que o ensino de memes proporciona liberdade ao aluno, permite que ele desenvolva a sua criatividade e, principalmente, possibilita a interação em sala de aula e o desenvolvimento da aprendizagem em Língua portuguesa. Entende-se a importância do programa Residência pedagógica, pois concede ao acadêmico, vivências e experiências exitosas por intermédio das ações praticadas em salas de aula da rede básica de ensino, sendo o compartilhamento de saberes entre universidade e educação básica. Além disso, o programa propicia aos residentes o desenvolvimento do senso ético e crítico.

  • Palavras-chave
  • Meme, Residência Pedagógica, Educação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE