O presente trabalho é um relato da experiência da aplicação de memes, características e relevância social mediante a interação expressiva do aluno na sala de aula, desenvolvida no Programa Residência Pedagógica com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental no Subprojeto Letras Português, intitulado Língua e Linguagens em Interação, tendo como objetivo fortalecer o ensino desse gênero textual de forma dinâmica, interativa e prática, visto que o aluno se torna protagonista quando coloca em ação os conhecimentos aprendidos. A metodologia empregada foi aula expositiva, levando-se em consideração alguns efeitos de sentido. Como resultado, percebeu-se que o ensino de memes proporciona liberdade ao aluno, permite que ele desenvolva a sua criatividade e, principalmente, possibilita a interação em sala de aula e o desenvolvimento da aprendizagem em Língua portuguesa. Entende-se a importância do programa Residência pedagógica, pois concede ao acadêmico, vivências e experiências exitosas por intermédio das ações praticadas em salas de aula da rede básica de ensino, sendo o compartilhamento de saberes entre universidade e educação básica. Além disso, o programa propicia aos residentes o desenvolvimento do senso ético e crítico.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE