A partir das atividades vivenciadas no decorrer da residência pedagógica e da análise dos descritores da matriz de referência do SAEPE da Escola Estadual São José no município de Carpina-PE, nos apontou a seguinte problemática, como desenvolver uma aprendizagem significativa de funções afim, atrelando o conteúdo com o cotidiano dos estudantes e mostrar na pratica suas aplicabilidades? Com isso objetivamos relacionar modelagem matemática a função afim, para estabelecer uma relação teórica/pratica que seja capaz de evidenciar a matemática no contexto socioeconômico dos estudantes dando-lhes a base para uma aprendizagem significativa. Realizamos uma abordagem qualitativa de maneira a aprofundar a compreensão referentes ao salário de um vendedor comissionado, de formar a explicar a relação da escola com o mercado de trabalho, através de pesquisas de campo. A pesquisa mostrou ser possível relacionar conteúdos matemáticos abstratos ao cotidiano dos alunos, e que tal abordagem poderia contribuir de maneira positiva para uma aprendizagem realmente significativa.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE