OS NÓS DA HISTÓRIA: POR UMA HISTÓRIA DAS SENSIBILIDADES NO ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA

  • Autor
  • Raabe Sena Ribeiro
  • Co-autores
  • Thayriny Roberta Santana de Castro , Grazyelle Reis dos Santos , Fernando Mattiolli Vieira
  • Resumo
  •  

    O presente artigo analisa uma experiência de ensino-aprendizagem sobre História da África por meio de uma metodologia que proporcionou o despertar de sensibilidades acerca das vidas afligidas nos tempos da escravidão. Para isso, abordamos a realização de uma oficina sobre Bonecas Abayomi com estudantes do ensino médio, que fundamentou a construção de conhecimentos mais inquietantes sobre africanas e africanos escravizados nas Américas entre os séculos XVI e XIX. A experiência aqui estudada foi construída no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade de Pernambuco, campus Petrolina, em consonância com as vertentes estruturantes para a realização do PRP na escola-campo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Juazeiro: trabalho com o tema transversal “violência” e uso de fontes no ensino de história. Esse artigo ressalta a importância da efetivação da Lei 10.639/2003 e apresenta possibilidades para isso. Tendo em vista que as Bonecas Abayomi se tornaram herança cultural e forte símbolo de resistência à escravidão, um estudo da história que sensibilize estudantes sobre essas circunstâncias possibilita um pensar mais questionador e uma atuação mais empoderada e transformadora do mundo.

     

  • Palavras-chave
  • Ensino de História, História da África, Bonecas Abayomi.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE