O presente artigo analisa uma experiência de ensino-aprendizagem sobre História da África por meio de uma metodologia que proporcionou o despertar de sensibilidades acerca das vidas afligidas nos tempos da escravidão. Para isso, abordamos a realização de uma oficina sobre Bonecas Abayomi com estudantes do ensino médio, que fundamentou a construção de conhecimentos mais inquietantes sobre africanas e africanos escravizados nas Américas entre os séculos XVI e XIX. A experiência aqui estudada foi construída no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade de Pernambuco, campus Petrolina, em consonância com as vertentes estruturantes para a realização do PRP na escola-campo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Juazeiro: trabalho com o tema transversal “violência” e uso de fontes no ensino de história. Esse artigo ressalta a importância da efetivação da Lei 10.639/2003 e apresenta possibilidades para isso. Tendo em vista que as Bonecas Abayomi se tornaram herança cultural e forte símbolo de resistência à escravidão, um estudo da história que sensibilize estudantes sobre essas circunstâncias possibilita um pensar mais questionador e uma atuação mais empoderada e transformadora do mundo.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE