DOS DIÁRIOS DE VIAGEM À INTERNET: A CONSTRUÇÃO CIENTÍFICA DO SERTÃO, NORDESTE E DOS SUJEITOS NORDESTINOS.

  • Autor
  • Francisco Sanderson Pereira Santos
  • Co-autores
  • Aerlon Ítalo Pereira da Paixão , Jady Barbosa dos Santos , Fernando Mattiolli Vieira
  • Resumo
  •  

    O presente artigo propõe o debate e a problematização a respeito da ideia de sertão e do nordeste perpetuadas através do tempo. Para tanto, utilizamos a internet a fim de observar a iconografia que é veiculada nas buscas por sertão e nordeste e pudemos verificar que há um padrão quanto a isso: as imagens exibidas nos servidores de internet apresentam um sertão miserável, faminto e abandonado, o que coincide com as representações acerca do nordeste formuladas pelos intelectuais brasileiros do século XIX. A partir disso, vinculados ao Programa Residência Pedagógica desencadeamos discussões com estudantes do ensino médio com o objetivo de despertar o senso crítico desses enquanto sujeitos nordestinos. Também consideramos importante ressaltar que a ideia que temos hoje sobre os dois conceitos mencionados fazem parte de longos anos de construção de discursos históricos depreciativos que relegaram o lugar de marginal tanto à região, como aos seus habitantes. Dessa forma, procuramos discutir a importância de um ensino de História contextualizado, que forme indivíduos críticos e conscientes. Além disso, como se trata de um trabalho sobre a educação na rede básica, nossa ação e observação esteve pautada nos preceitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  

     

  • Palavras-chave
  • Sertão, Nordeste, Ensino de História
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE