O presente artigo propõe o debate e a problematização a respeito da ideia de sertão e do nordeste perpetuadas através do tempo. Para tanto, utilizamos a internet a fim de observar a iconografia que é veiculada nas buscas por sertão e nordeste e pudemos verificar que há um padrão quanto a isso: as imagens exibidas nos servidores de internet apresentam um sertão miserável, faminto e abandonado, o que coincide com as representações acerca do nordeste formuladas pelos intelectuais brasileiros do século XIX. A partir disso, vinculados ao Programa Residência Pedagógica desencadeamos discussões com estudantes do ensino médio com o objetivo de despertar o senso crítico desses enquanto sujeitos nordestinos. Também consideramos importante ressaltar que a ideia que temos hoje sobre os dois conceitos mencionados fazem parte de longos anos de construção de discursos históricos depreciativos que relegaram o lugar de marginal tanto à região, como aos seus habitantes. Dessa forma, procuramos discutir a importância de um ensino de História contextualizado, que forme indivíduos críticos e conscientes. Além disso, como se trata de um trabalho sobre a educação na rede básica, nossa ação e observação esteve pautada nos preceitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE