O presente trabalho objetiva relatar as vivências do ensino de História Indígena para a turma do 7º ano B, da Escola Municipal Ernesto Ribeiro, no decorrer das atividades do Programa de Residência Pedagógica da Universidade de Pernambuco. Nos situando a partir das concepções da Base Nacional Comum Curricular e da Lei 11.645/2008 para a elaboração das aulas, nossas ações possuíram como intuitos principais o reconhecimento da diversidade cultural do Brasil; a problematização de alguns conceitos gerais utilizados errôneamente; e a formação de um cidadão crítico, que identifique e valorize as diferenças étnicas e os direitos dos povos indígenas do Brasil. A partir do desenvolvimento das atividades podemos concluir que ainda existem algumas dificuldades no ensino da referida temática, no entanto, ao trabalharmos com diversas fontes audiovisuais, essas dificuldades foram superadas e os alunos da unidade escolar atingiram um bom nível de compreensão histórica e construção de um pensamento crítico acerca da temática abordada.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE