O presente trabalho tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas e as experiências vivenciadas pelos alunos do curso de Licenciatura plena em História que estão inseridos no programa Residência Pedagógica, financiado pela CAPES, com o intuito do aprimoramento das rotinas pedagógicas dos graduandos por meio de implementações de projetos de incentivo a novas práticas de ensino de História na rede de educação básica. As atividades estão sendo desenvolvidas em escolas na região do Vale do São Francisco. Na cidade de Juazeiro-Ba, a escola selecionada foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Neste polo os residentes desenvolveram atividades buscando atender as propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo elas o uso de fontes históricas em sala de aula e o trabalho com temas transversais. Visto isso, abordaremos os conceitos que são base estruturante para a feitura e aplicação do projeto em sala de aula. Também, serão traçados paralelos entre o ensino de história, e sua importância no contexto político atual, e por fim pontuaremos as perspectivas, aperfeiçoamentos e os desafios encontrados ao longo do programa residência pedagógica para a formação de professores.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE