RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO FORMAÇÃO DE PROFESSORES: RELATO DA VIVÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL ERNESTO RIBEIRO EM CARPINA

  • Autor
  • Christinne Alves da Costa; Jaynne Souza Santiago; Mayara Ramos da Paz
  • Co-autores
  • Igor Lapsky da Costa Francisco
  • Resumo
  • Este trabalho tem como objetivo relatar sobre a vivência do ensino de história em sala de aula, tendo em vista a oportunidade lançada a partir do programa da residência pedagógica. Vem também a ressaltar como essa experiência direta contribui para a formação de professores e como ela carece dentro da universidade. Embora a residência seja tão importante para a observação e execução da docência mesmo  que supervisionada, ainda é reduzido o quantitativo de alunos que têm oportunidade de participar do programa dentro das universidades. 

  • Palavras-chave
  • Residência Pedagógica. Ensino de História. Experiência.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE