Com o intuito de apresentar uma parte da vivência proposta pelo Residência Pedagógica, programa que visa a aproximação entre universidade e escola, o presente trabalho traz a aplicação de uma sequência didática realizada por alunos bolsistas do curso de Letras Português- Inglês/Espanhol da UPE campus Petrolina na escola estadual Antônio Padilha. A turma contemplada pela aplicação da sequência didática em questão foi o 1º ano C do Ensino Médio. A sequência didática teve como objetivo trabalhar o cordel como texto literário e xilogravura como produção artística, trazendo o aluno sertanejo à sua realidade social e econômica através de uma literatura de fácil compreensão devido sua linguagem coloquial, e em uma perspectiva bakhtiniana vê-se que a leitura e a compreensão buscam entender a língua como manifestação da realidade, ou seja, deixando claro que, a partir das situações reais, a interação é mais eficiente nesse viés o aprendizado também é aprimorado.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE