A IMPORTÂNCIA DO MEIO AMBIENTE (FORMAÇÃO DO SER HUMANO, PROCESSO DE APRENDIZAGEM)

  • Autor
  • Gediane do Nascimento Ferreira
  • Co-autores
  • Evellyn Ingrid da Silva Custódio , Josiqueilha Vieira da Silva Barroca , Ubirany Lopes Ferreira.
  • Resumo
  •  

    O objetivo desse relato de experiência foi mostrar a importância do ambiente na construção do ser humano e a ligação que o meio exerce no processo de ensino-aprendizagem, e o papel da escola como a responsável por conscientizar o alunato a respeito das consequências que a sociedade futura sofrera se o ambiente não for devidamente respeitado. É nesse contexto que a Educação Ambiental Crítica surge para contribuir com o resgate de valores essenciais para uma nova cidadania, assumindo um olhar integrado das relações entre seres humanos e a natureza e entre seres humanos e seus semelhantes (GUIMARÃES, 2004.p. 25-34).  Onde com auxilio de da uma aula expositiva dialogada, trabalhando a conscientização dos alunos a respeito do tema, foi enfocado a questões de quais atos ele praticavam que faziam o bem para o meio ambiente, e em contrapartida a quantidade de atos que fazem mal para o meio ambiente, gerando uma discursão construtiva entre eles, onde os mesmos enfocaram que iriam buscar meios para ajudarem o meio ambiente. O objetivo geral da educação ambiental é formar cidadãos capazes de identificar os problemas ambientais, que saibam soluciona-los e preveni-los, além de participar desses processos. Que preservem o patrimônio cultural e natural, que lutem por melhorias tanto para essa geração como para a futura (MELO, 2007).

     

  • Palavras-chave
  • Respeito. Ambiente. Aprendizagem
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE