O objetivo desse relato de experiência foi mostrar a importância do ambiente na construção do ser humano e a ligação que o meio exerce no processo de ensino-aprendizagem, e o papel da escola como a responsável por conscientizar o alunato a respeito das consequências que a sociedade futura sofrera se o ambiente não for devidamente respeitado. É nesse contexto que a Educação Ambiental Crítica surge para contribuir com o resgate de valores essenciais para uma nova cidadania, assumindo um olhar integrado das relações entre seres humanos e a natureza e entre seres humanos e seus semelhantes (GUIMARÃES, 2004.p. 25-34). Onde com auxilio de da uma aula expositiva dialogada, trabalhando a conscientização dos alunos a respeito do tema, foi enfocado a questões de quais atos ele praticavam que faziam o bem para o meio ambiente, e em contrapartida a quantidade de atos que fazem mal para o meio ambiente, gerando uma discursão construtiva entre eles, onde os mesmos enfocaram que iriam buscar meios para ajudarem o meio ambiente. O objetivo geral da educação ambiental é formar cidadãos capazes de identificar os problemas ambientais, que saibam soluciona-los e preveni-los, além de participar desses processos. Que preservem o patrimônio cultural e natural, que lutem por melhorias tanto para essa geração como para a futura (MELO, 2007).
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE