ONDE ESTÃO AS MULHERES NA HISTÓRIA? UMA ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA REPRESENTAÇÃO FEMININA NA HISTÓRIA

  • Autor
  • Laura Beatriz Maciel Santos
  • Co-autores
  • Camila Ferreira de Lima , Janaína Guimarães da Fonseca e Silva
  • Resumo
  • As mulheres por muito tempo se mantiveram excluídas da história, por serem menos vistas no espaço público, foram por muitas vezes invisíveis. O objetivo desse trabalho é fazer uma análise da ausência das mulheres na história, tanto como autoras ou protagonistas de suas histórias, além de identificar questões que permitiram essa exclusão, analisando também a formação da escrita da história, principalmente quando levamos em consideração que grande parte do que temos de documentos ou informações acerca das mulheres, foram escritos por homens, com sua própria visão, já que parte do que era escrito por elas, era tratado até mesmo pelas próprias, como algo sem valor. Ou seja, é uma história escrita majoritariamente por homens, é uma história que tem cor e gênero, e que nesse processo acabaram excluindo as mulheres, resultando em um silenciamento que foi estendido por anos, e que ainda traz consequências que são presentes nos dias atuais. A análise será realizada a partir de artigos e obras pensados por mulheres, além de fazer a utilização de livros didáticos, já que é uma das nossas questões a serem discutidas ao longo do trabalho. Tendo em vista essa exclusão feminina, e entendendo que os dados da educação indicam que os cargos pedagógicos são formados em sua maioria por mulheres, é necessário se ter a preocupação em contar a história das mulheres para outras mulheres, pois ela ainda é desconhecida nas escolas, e segue sendo excluída nos livros didáticos. Em alguns casos as próprias professoras não conhecem a história das mulheres, por não se reconhecerem como agentes históricas. Vemos que esse processo de exclusão também está dentro da universidade, atualmente ainda conseguimos ver professores inserindo mulheres, discutindo sobre e nos dando a possibilidade de produzir para dar visibilidade a elas, porém muitas professoras não tiveram o mesmo privilégio, e essas contribuem atualmente para a construção do saber básico. Logo, é de extrema importância essa análise da exclusão da mulher da história, para entender todas essas questões que levam e levaram a isso. Além de começar a tratar as mulheres como agentes históricos, e não como se fossem apenas um fato fora do normal, pois elas lutam e lutaram desde sempre por sua visibilidade, e por seus espaços dentro dessa sociedade machista.

  • Palavras-chave
  • Mulher, Exclusão, História
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE