A questão da renovação do ensino de história tem sido temáticas recorrentes na historiografia sobre educação. Desse modo, levantamos uma discussão em torno das práticas metodologias que não promovem a reflexão histórica dos alunos. Neste trabalho objetivamos discutir sobre as novas abordagens metodológicas, construídas e implementadas no Programa Residência Pedagógica na Escola Professora Adelina Almeida, localizada em Petrolina/PE. Na qual, buscamos apresentar atividades arrojado que contemple a aplicação dos eixos temáticos violência e fontes históricas. A metodologia utilizada, propõe o uso de outros referenciais teóricos além do livro didático, a elaboração de projetos extraclasse e minicursos que estimulem a relação: conteúdo e sociedade. Este trabalho mostrou que nesta instituição o ensino de História se encontra restrito ao método tradicional, no entanto, demonstra que, com a utilização de métodos inovadores é possível aplicar projetos que visam transfazer e tornar atrativa a prática docente para seu público.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE