BRASIL, MEU BRASIL AFRODESCENTE: O projeto de intervenção com os estudantes do sexto ano da Escola Municipal Eliane Carneiro Leão de Melo

  • Autor
  • Ana Maria Olimpio dos Santos
  • Co-autores
  • Steffany Maria Aparecida do Nascimento , Ana Maria Lúcia do Nascimento , Igor Lapsky da Costa Francisco
  • Resumo
  •  

    Esse trabalho visa relatar a experiência do primeiro projeto de intervenção, produzido pelos residentes do Programa Residência Pedagógica, na Escola Municipal Eliane Carneiro Leão de Melo, localizada no município de Carpina – PE. A partir das observações de aula, nas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II, identificamos a necessidade de trabalharmos temáticas referentes a cultura africana e sua influência na construção da identidade afro-brasileira. Diante disso, o projeto objetivou alcançar dois pontos: debater tal temática em sala de aula apresentando para o educando a importância e relevância da mesma para nossa formação sociocultural. Logo, contrariando a desvalorização e “esquecimento” que certas instituições e docentes possuem sobre a temática, nos fundamentamos na Lei no 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana em todas as instituições de ensino do país, para elaborar o projeto; O segundo ponto objetivado foi sensibilizar o estudante a respeito das diversidades culturais. Para isso, utilizamos o livro de apoio – disponibilizado pela escola –, Afro- Conhecendo a cultura africana (2013) e diferentes fontes históricas como filmes, poemas e músicas relativos a cultura afro-brasileira. Dividimos as turmas em pequenos grupos, nos quais foram distribuídos temas diferentes, sendo eles dança afro, religiões de matrizes africanas, personagens importantes, entre outros, que contribuíram para a dinâmica de nossas atividades propostas.  As experiências que obtivemos com o projeto foram satisfatórias, o interesse dos educandos em aprender, questionar e se empenharem nas apresentações foi notório.

     

  • Palavras-chave
  • Ensino de História, Educação, Cultura afro-brasileira, Lei no 10.639/03.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE