RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE.

  • Autor
  • Raquel Sousa Alves
  • Co-autores
  • Ana Paula Siqueira Santos
  • Resumo
  • Este artigo discorre sobre a pesquisa e o estudo de campo realizado em uma escola Municipal localizada na cidade de Petrolina – PE, com o enfoque das contribuições do programa de residência pedagógica no processo de formação inicial docente, mediante uma experiência vivenciada no Subprojeto: Articulação dos Saberes Pedagógicos no Exercício da Docência do Professor da Educação Básica, do curso de Pedagogia, UPE- campos Petrolina, por meio do Programa de Residência Pedagógica CAPES/MEC/UPE. Tem como objetivo investigar o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola campo de Petrolina - PE. Outrossim, visa descrever a importância do Programa de Residência Pedagógica como uma prática inovadora de estágio na formação inicial do professor da Educação Básica e identificar o processo de inclusão escolar e as inovações pedagógicas utilizadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nessa pesquisa foram realizados estudos bibliográficos e uma investigação de campo, foi utilizada uma abordagem qualitativa, mediante um estudo descritivo. As observações e dados coletados foram feitas em turmas do 1º ano ao 5º ano do ensino fundamental anos iniciais. Os Resultados foram significativos para a formação inicial docente, pois proporcionou ricas reflexões sobre o estágio dentro do programa de residência pedagógica e suas contribuições na formação inicial do professor, além de auxiliar na compreensão do processo de inclusão escolar em uma escola campo do programa. Conclui-se que esse trabalho proporcionou a residente a aproximação e reflexão da realidade, resultando em um maior amadurecimento profissional.

     

  • Palavras-chave
  • Estágio Curricular; Residência Pedagógica; Inclusão.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE