O LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DO GÊNERO CRÔNICA : relato de experiência em uma turma do Ensino Fundamental

  • Autor
  • Kleberson Saraiva dos Santos
  • Co-autores
  • Milena de Araújo Costa , Edna Maria Alencar de Sá , Neusa Nogueira Alves da Cruz
  • Resumo
  •  

    Este trabalho pretende relatar a eficácia do gênero crônica para inserção dos estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental aos estudos literários, tendo em vista que o 9° ano é a última etapa do ensino fundamental e que em seguida os alunos entrarão em contato com os estudos literários de maneira sistemática no ensino médio. Através desse estudo, queremos definir como o gênero textual crônica pode ser uma ferramenta utilizada pelo professor para que os alunos consigam perceber suas nuances de texto literário em contrapartida ao texto não-literário. A escolha do gênero foi pontual já que a crônica consegue dialogar com elementos reais e elementos da criação artística. Nosso trabalho foi realizado numa escola municipal de Ensino Fundamental do interior de Pernambuco, na cidade de Petrolina. Para chegarmos ao resultado esperado, levamos a crônica “a verdade sobre o dia primeiro de abril”, de Luís Fernando Veríssimo, para através dela mostrar os elementos da crônica. Em seguida, discutimos a interpretação do texto. Todas as etapas estão contempladas em sequência didática produzida pelos próprios residentes. Ao final os alunos produziram uma crônica com o tema “aconteceu no recreio”. Esperávamos com isso, que os alunos fossem capazes de compreender o processo de criação literária e por conseguinte, conseguissem perceber os elementos envolvidos nesse processo. Os alunos conseguiram, em sua maioria, criar sua crônica com bastante criatividade. As crônicas produzidas envolviam elementos reais e criados, além de uma grande subjetividade nas análises do ambiente narrativo. O gênero literário crônica se mostrou muito útil como ferramenta de iniciação à literatura.

     

  • Palavras-chave
  • Crônica; Letramento literário; residência pedagógica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE