EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR (PIBID): INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

  • Autor
  • Alice da Silva Lima
  • Co-autores
  • Dayana Mylena dos Santos Baier , Laura Maria Ataíde Barbosa , Agostinho da Silva Rosas
  • Resumo
  • Inseridos no contexto do Subprojeto Pibid Licenciatura em Educação Física, este artigo objetivou discutir meio ambiente como tema transversal nas aulas de Educação Física Escolar desenvolvida na Escola Estadual Dom Carlos Coelho em parceria com a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (EMLURB) de Recife. O trabalho encontrou sustentação no Projeto ECORECIFE com planejamento de ações socioambientais para ‘Meu Bairro Eu Também Limpo RPA 02’, em atenção ao cronograma, realizou-se intervenções em três momentos: exposição dos conteúdos e reflexões acerca de limpeza urbana, cujo propósito fora o de conectar a temática com a realidade dos estudantes, repercutindo na montagem de coletores de materiais recicláveis e respectiva instalação em locais estratégicos da Escola; grafitagem da faixada da Escola com temas associados à preservação do meio ambiente, com turmas dos 6o e 7o anos, e, construção de jogos utilizando materiais recicláveis. Com a ação didática transcorrida os estudantes interagiram demonstrando (re)conhecer situações de descaso com o lixo na comunidade escolar como também durante a grafitagem, quando colaboraram construindo desenhos com mensagens que atentam para a importância da preservação do meio ambiente. Quanto à construção dos jogos os estudantes desenvolveram ações criativas expressando aprendizagem, revelando possibilidades do reaproveitamento de material reciclável. Identificamos que as intervenções dedicadas à aprendizagem dos estudantes da Educação Básica reforçaram a importância dos temas transversais na escola, incentivando os estudantes compreender que a vida dentro e fora da escola se complementam. No caso do Projeto, constatamos que a oportunidade de refletirmos criticamente as interferências do trabalho multidisciplinar, nas aulas de Educação Física, orientando a diversidade da cultura de movimento, aproximando comunidade às práticas pedagógicas da escola, possibilitou aprendizagens delimitadas por argumentos práticos referentes à dimensão de metodologias de ensino.

  • Palavras-chave
  • PIBID, Educação Física Escolar, Responsabilidade Socioambiental.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE