Este trabalho parte da experiência de graduandos do curso de Letras Português/Inglês e Letras Português/Espanhol da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina no Programa Residência Pedagógica em uma escola pública do Estado de Pernambuco. O programa tem por finalidade a inserção do estudante de licenciatura na escola, onde pode experienciar situações concretas do ambiente escolar. O projeto desenvolvido durante a permanência dos residentes na escola tem como o objetivo a análise do nível de escrita, leitura e interpretação de textos literários em turma de 1º ano do Ensino Médio, usando como método o Diário de Leitura, um gênero textual que propõem a escrita mais íntima do que foi interpretado, trabalhando as emoções dos alunos e o quanto eles se identificam com os textos lidos (MACHADO, 1998). Observamos que os alunos apresentam dificuldades em escreverem as suas opiniões, muitas vezes delimitando seu diário a um breve resumo do que foi lido. Constatamos que o diário de leitura é uma ferramenta útil para o professor analisar o nível de escrita e leitura, além de trabalhar de uma forma mais afetiva o texto literário.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE