Neste trabalho buscamos apresentar um relato de experiência acerca de uma abordagem ao conteúdo da cultura afro-brasileira nas turmas de 2° ano do ensino médio da Escola de Aplicação Professor Chaves. Amparados a lei 10.639 que estabelece o ensino obrigatório sobre a História e Cultura Afro-Brasileira, o plano de aula teve enquanto objetivos principais a identificação de traços culturais africanos na construção de nossa cultura, e a desconstrução de uma imagem preconceituosa estabelecida a respeito da mesma, para isso, a metodologia utilizada consistiu em uma aula expositiva dialogada, no decorrer desta, foi percebido entre os estudantes diferentes pontos de vista no tocante a temática, ainda, através de um questionário, foi possível fazer uma sondagem no que cerne as opiniões sobre esse conteúdo e a relevância de sua abordagem, consideramos os resultados satisfatórios, uma vez que houve uma identificação dos elementos dessa cultura por parte dos estudantes e uma grande interação.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE