Este artigo apresenta um estudo sobre caminhos de formação profissional para a docência em história, considerando a relevância do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade de Pernambuco, campus Petrolina, nesse processo. Aborda experiências construídas e ressignificadas na escola-campo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Juazeiro, na qual foram realizadas ações de ensino-aprendizagem voltadas para o uso de fontes no ensino de história e para a análise do tema transversal “violência: olhares sobre o passado e o presente”. Articula investigações teóricas sobre ensino de história às práticas em sala de aula. Considera-se que a formação para a docência que extrapola o espaço das universidades, o âmbito das reflexões, e conhece a prática, permite uma construção mais profunda da identidade profissional, uma percepção mais ampliada dos horizontes de atuação, a identificação de desafios e enfrentamentos e um pensar mais engajado com a criação de estratégias de ensino-aprendizagem mais empoderadoras.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE