Dança na Escola a partir dos Mapas Conceituais

  • Autor
  • Alana Caroliny Ferreira da Silva
  • Co-autores
  • Vitória Martins Santos , Agostinho da Silva Rosas
  • Resumo
  •  

    Dentre as inúmeras possibilidades de abordar dança na escola, enquanto conteúdo da Educação Física, o presente artigo centralizou sua discussão sobre metodologias de ensino. A questão central que nos mobilizou fora saber dos impactos que a dinâmica pedagógica orientada por mapas conceituais (David Ausubel) pode ocasionar à prática pedagógica no ensino da Educação Física. No contexto da formação de professores, o Pibid oferece oportunidades de experimentos pedagógicos de maneira a operacionalizar práticas de aprendizagem em formação de professores (estudantes bolsistas-Pibid). O trabalho fora realizado na Escola Erem Jornalista Trajano Chacon delimitado por argumentos da teoria de aprendizagem significativa mediada por valores de expressão crítico-superador enquanto abordagem da Cultura Corporal em Educação Física. Metodologicamente o trabalho se constituiu da criação de um mapa conceitual condicionado à significação de elementos norteadores à construção de um festival de dança, espaço de aprendizagem dos estudantes da Educação Básica, repercutindo no espetáculo Trajano show. Onde temos como principal objetivo apresentar o modelo de mapas conceituais que lida diretamente com a aprendizagem em uma estrutura cognitiva em suas diferentes constâncias temporais.

     

  • Palavras-chave
  • Conteúdo Dança, Mapas Conceituais, Educação Física
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE