Dentre as inúmeras possibilidades de abordar dança na escola, enquanto conteúdo da Educação Física, o presente artigo centralizou sua discussão sobre metodologias de ensino. A questão central que nos mobilizou fora saber dos impactos que a dinâmica pedagógica orientada por mapas conceituais (David Ausubel) pode ocasionar à prática pedagógica no ensino da Educação Física. No contexto da formação de professores, o Pibid oferece oportunidades de experimentos pedagógicos de maneira a operacionalizar práticas de aprendizagem em formação de professores (estudantes bolsistas-Pibid). O trabalho fora realizado na Escola Erem Jornalista Trajano Chacon delimitado por argumentos da teoria de aprendizagem significativa mediada por valores de expressão crítico-superador enquanto abordagem da Cultura Corporal em Educação Física. Metodologicamente o trabalho se constituiu da criação de um mapa conceitual condicionado à significação de elementos norteadores à construção de um festival de dança, espaço de aprendizagem dos estudantes da Educação Básica, repercutindo no espetáculo Trajano show. Onde temos como principal objetivo apresentar o modelo de mapas conceituais que lida diretamente com a aprendizagem em uma estrutura cognitiva em suas diferentes constâncias temporais.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE