O presente trabalho visa a compartilhar a experiência de bolsistas do Programa Residência Pedagógica com o gênero digital Meme numa turma do 8º ano do Ensino Fundamental da rede municipal em Petrolina. O trabalho foi organizado com o objetivo de apresentar e analisar ocorrências de relação entre o humor e crítica para a construção de efeitos de sentido do gênero digital Meme. A metodologia usada consistiu, primeiramente, em saber o conhecimento prévio do aluno sobre o tema da aula. Em seguida foi explicado o conceito, origem, uso e exemplos do gênero. A segunda aula foi destinada à produção dos alunos, em eles tiraram fotos deles mesmos e adicionaram legendas às fotos. Para fechar a atividade, foi discutido em sala o conceito de humor, crítica e sátira e a relação desses temas com o gênero. As produções dos alunos foram expostas e foi solicitada a atribuição de legendas às imagens de memes previamente selecionadas pelas residentes. A atividade foi concluída e registrada em foto com sucesso. A turma do 8º ano conseguiu produzir seus próprios memes, com criatividade e senso crítico e adicionar legendas para memes.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE