Relato de uma aula de História no 2° ano do Ensino Médio

  • Autor
  • Rejoely Joanita de Souza
  • Co-autores
  • Igor Lapsky da Costa Francisco , Manoel Mercias da Silva
  • Resumo
  • Dentre os diversos assuntos, competências, habilidades e questões abordadas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o ato de promover a Cidadania é um dos fatores mais presentes, além do alinhamento de boa parte do que é proposto, inclusive nas competências, que visam o pleno exercício da cidadania. Levando em consideração tal necessidade, o presente trabalho teve por objetivo, estabelecer bases, afim de ciar uma conexão entre a BNCC e o ensino de História, de modo a promover uma reflexão sobre cidadania, junto aos estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola de Aplicação Professor Chaves, para tal, discussões acerca de temas essenciais de alguns assuntos bastante presentes nas duas primeiras unidades do ano letivo de 2019 que envolvem o Iluminismo de modo mais direto, como a Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos foram realizadas, para que os alunos entendessem princípios básicos ligados a liberdade, direitos, deveres, que influenciam nos dias atuais, desde o convívio em sociedade a própria constituição cidadã de 1988 símbolo da redemocratização nacional. Levando trechos da constituição, um debate foi realizado no espaço escolar de modo a questionar os estudantes de que maneira eles conseguiam perceber a importância da constituição e em que termos os mesmos percebiam claras influencias de ideais iluministas do século XVIII. Após longo debate, os estudantes produziram textos que falavam sobre suas percepções, mediante o assunto abordado, tornando possível uma pequena análise da maneira que os alunos se entendem como cidadãos que são, mas de que maneira isto é percebido por cada um deles. Foi perceptível uma diferença entre os diversos textos, que demostram uma certa diferença quanta a visão e sentimento de pertencimento quanto a cidadania, que para alguns de fato é realidade e para outros algo subjetivo, que apesar de existir na teoria, aparentemente não apresente grandes efeitos na prática.  

  • Palavras-chave
  • Cidadania; Constituição; Educação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
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  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE