Relato de Experiência acerca do uso de Fontes na produção de conhecimento em História e seus impactos na sala de aula

  • Autor
  • Pedro Vinicius Félix Gonçalves da Silva
  • Co-autores
  • Fernanda Heloísa Duarte de Lima Barbosa , Thamyres Lorena Ferreira de Souza , Igor Lapsky da Costa Francisco
  • Resumo
  •  

    Uma das questões mais complexas na formação de professores baseia-se nas possibilidades de experiências por meio das quais esses sejam capazes de compor seus saberes, utilizando-os na prática docente. A necessidade de aprofundar a discussão sobre uma maior relação entre a formação de professores e os estágios, a importância da prática no campo para uma melhor articulação entre a teoria e a prática em uma conexão mais aprofundada entre as universidades que promovem os cursos de formação de professores as escolas que recebem esses alunos para participar de seus estágios. O presente trabalho propõe como objetivo principal, relatar as experiências dos residentes do Programa da Residência Pedagógica (PRP), fomentado pela CAPES, do Subprojeto de História, da Universidade de Pernambuco (UPE), na Escola de Aplicação Professor Chaves, localizada em Nazaré da Mata, PE. Com a premissa de promover o uso de fontes no ensino de história, foi planejada a inserção dos residentes nas turmas dos 9º, 2º e 3º anos, onde o professor preceptor, Manoel Mercias é responsável. Além da análise da estrutura física, do Projeto Político Pedagógico da escola, da gestão escolar (reuniões de planejamento), o questionamento fundamental do grupo é sobre a importância da habilidade reflexiva para a docência e do Programa de Residência Pedagógica no processo de ensino e aprendizagem. Assim como as dificuldades da inserção dos residentes, na rotina dos discentes e as possibilidades do campo de atuação, a referida escola. Tendo em vista que o início de atuação da residência se deu durante o segundo semestre de 2018 e que as turmas dos 3º anos, já se encontravam em um ritmo acelerado no conteúdo, devido aos exames do ENEM e do SSA 3 a sondagem das turmas sem deu de forma gradativa. Além disso buscamos no decorrer da aplicação do projeto, entender como a cooperação entre os docentes auxiliam na busca de uma melhor metodologia didática e seu impacto na construção dos saberes de professores e estudantes.

  • Palavras-chave
  • Programa da Residência Pedagógica; Ensino de História; Escola.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE