ENTRE TEORIA E PRÁTICA: O RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO DE DESCONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE VIOLÊNCIA NO VALE DO SÃO FRANCISCO

  • Autor
  • Alisson Weslley Feitosa Dos Santos
  • Co-autores
  • Robson Cleiton da Luz Oliveira , Fernando Mattioli Vieira , Grazyelle Reis
  • Resumo
  •  

    RESUMO: O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência vivenciadas pelos residentes do curso de Licenciatura plena em História da Universidade de Pernambuco campus Petrolina. O programa financiado pela CAPES, busca a melhoria da formação dos futuros professores que irão ingressar na educação básica visando o incentivo a novas práticas do ensino de história. Uma das principais finalidades deste artigo é tentar entender, de forma inicial, como os padrões que estão enraizados nas tradições locais do interior do Nordeste brasileiro, podem fortalecer certas posturas tidas como normais e romantizadas por vários intelectuais no convívio social dos sertões. Entendem as relações de poder que hierarquizam os atores sociais em uma cultura tradicionalista como a do Nordeste, poderá ser de suma importância para visualizar problemas importantíssimos que pairam sobre a sociedade brasileira há várias décadas. Portanto, o presente debate buscará introduzir além da formação dos novos docentes, levar novas práticas de pesquisa relacionadas ao ensino de história no meio social, através das diversas atividades exercidas pelos residentes (Oficina, pesquisa, palestra etc.) no programa da CAPES.

     

     

  • Palavras-chave
  • Palavras-chaves: Residência, Ensino de História, Violência.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE