RESUMO: O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência vivenciadas pelos residentes do curso de Licenciatura plena em História da Universidade de Pernambuco campus Petrolina. O programa financiado pela CAPES, busca a melhoria da formação dos futuros professores que irão ingressar na educação básica visando o incentivo a novas práticas do ensino de história. Uma das principais finalidades deste artigo é tentar entender, de forma inicial, como os padrões que estão enraizados nas tradições locais do interior do Nordeste brasileiro, podem fortalecer certas posturas tidas como normais e romantizadas por vários intelectuais no convívio social dos sertões. Entendem as relações de poder que hierarquizam os atores sociais em uma cultura tradicionalista como a do Nordeste, poderá ser de suma importância para visualizar problemas importantíssimos que pairam sobre a sociedade brasileira há várias décadas. Portanto, o presente debate buscará introduzir além da formação dos novos docentes, levar novas práticas de pesquisa relacionadas ao ensino de história no meio social, através das diversas atividades exercidas pelos residentes (Oficina, pesquisa, palestra etc.) no programa da CAPES.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE