EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA ANTÔNIO PADILHA EM PETROLINA – PE: UMA PRÁTICA COM A LITERATURA DE CORDEL

  • Autor
  • NEMORA BEATRIZ SILVA DIAS
  • Co-autores
  • MERIÂNGELA SALES RODRIGUES , GLEICIANNE DA COSTA SILVA , LUCIANA MARIA DA CONCEIÇÃO CALADO
  • Resumo
  •  

    O trabalho “Experiência do Programa de Residência Pedagógica na Escola Antônio Padilha em Petrolina – PE: uma prática com a literatura de cordel” visa relatar as experiências vivenciadas durante a execução de uma sequência didática sobre a literatura de cordel, segundo os aspectos do Programa de Residência Pedagógica, com o intuito de despertar, incentivar e promover a leitura e a escrita da Literatura de Cordel no âmbito escolar a fim de proporcionar o interacionismo social dos alunos do 1º ano A da Escola Estadual Antônio Padilha, levando em consideração a diversidade cultural que permeia na escola. Para tanto, a elaboração das atividades na sala de aula constituiu-se através de pesquisa bibliográfica, abordando o estudo e a importância do cordel, a partir do desenvolvimento de uma sequência didática para a realização das regências, indo do levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos à produção e exposição dos livretos de cordéis. O Programa de Residência Pedagógica proporciona ao aluno residente a convivência intersocial com o professor preceptor e os alunos da escola campo, além de incentivar a postura crítica e ética do residente, visando a refletir sobre a relação entre teoria e a prática. Acredita-se que esse trabalho terá uma contribuição acadêmica porque possibilita a práxis da trajetória profissional do futuro professor e ainda terá um efeito social, pois ressignificará o olhar do aluno acadêmico sobre a realidade escolar.

     

     

  • Palavras-chave
  • Literatura de Cordel; Residência Pedagógica; Sequência Didática.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE