A aprendizagem inicial de frações na Educação Básica é o foco deste estudo. O presente artigo apresenta as principais dificuldades na disciplina de matemática, de um grupo de alunos, onde trabalhamos a atividade de forma lúdica através de jogos envolvendo o conteúdo de frações. A atividade foi realizada com uma turma do 7° ano do Ensino Fundamental durante a vivência do Programa da Residência Pedagógica. O Objetivo desse artigo é identificar as dificuldades dos alunos e promover uma possível solução usando a ludicidade para que assim todos possam aprender de maneira correta sendo divertido o aprendizado. Os resultados apontam que os alunos têm apresentado dificuldades envolvendo o conceito, simplificação, e comparação de frações, porém, por outro lado diante do estudo com o jogo Dominó das frações tiveram um bom desempenho envolvendo a divisão, razão e operações entre frações.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE