INTERAÇÃO E AUTONOMIA: O TRABALHO COM NARRATIVAS FANTÁSTICAS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA

  • Autor
  • Maria Eduarda Paiva de Araújo
  • Co-autores
  • Nathália Gomes de Almeida
  • Resumo
  • ARTIGO/TRABALHO JÁ SUBMETIDO

    ESTAMOS APENAS REENVIANDO O ARTIGO PARA INCLUIR AJUSTES DE ALINHAMENTO (INDICADO NA CARTA DE ACEITE).

     

     

     

    RESUMO:

     

    Este trabalho tem como objetivo fomentar discussões acerca de um projeto desenvolvido por bolsistas de um Núcleo de Letras do PIBID a partir do trabalho com narrativas fantásticas em sala de aula, fugindo do método tradicional e fundamentando-se na teoria construtivista. Contribui, assim, para a desmistificação do pensamento de que não é possível haver a construção do conhecimento se a teoria utilizada for a teoria construtivista. Ao contrário do que afirma esse pensamento, obteve-se resultados satisfatórios pela mediação do conhecimento em sala de aula por meio da interação e da autonomia. Os alunos puderam ocupar o espaço de protagonistas e tiveram autonomia para decidir, por exemplo, o gênero que gostariam de trabalhar. A partir disso, as atividades envolvem desde narrativas folclóricas, como a lenda da Comadre Fulozinha, até narrativas do gênero terror. Em uma reflexão a respeito da prática docente e do espaço que os alunos têm ocupado na realização das atividades propostas no ambiente da sala de aula, propõe-se aqui uma prática em que os alunos são protagonistas e os professores atuam enquanto mediadores da interação aluno-matéria de aprendizagem.

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Fantástico; Construtivismo; PIBID.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE