O SENTIDO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA ATRAVÉS DA DIALÓGICA ENTRE A UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO E AS ESCOLAS CONCEDENTES

  • Autor
  • PAULO ROBERTO FLORENCIO DE ABREU E SILVA
  • Co-autores
  • Jorge José Araujo da Silva
  • Resumo
  •  

    O sentido em ser professor pode estar direcionado pelos pilares da logoterapia de Frankl (2008), “criação, vivência e atitude”. No Estágio Supervisionado, este sentido se traduz no desenvolvimento da criação, em ser professor pesquisador, nos da vivência em construir habilidades para observar e reger, e a atitude, para mudar práticas engessadas a partir dos movimentos do estágio, compreendendo e contextualizando situações observadas no ambiente escolar. Neste pensamento, parece que presença dos discentes no “laboratório escola”, os direcionam para a vida profissional, habilitando-os a serem professores pesquisadores aplicando seus conhecimentos no percurso escolar. Assim, este trabalho se justifica, por apresentar estudos e pesquisas sobre o Estágio Supervisionado em Geografia na Universidade de Pernambuco, campi Mata Norte. A metodologia, se ancora na pesquisa qualitativa com os aportes da pesquisa bibliográfica, dando sentido à importância do Estágio na formação do professor de Geografia. Desta forma, esta pesquisa se justifica no direcionar a legitimidade do estágio para o curso de Geografia, no processo formativo dos discentes. Como resultados, através de questionamentos com os alunos estagiários, criamos critérios para outras possíveis orientações direcionadas às visitas ao campo de estágio.

     

  • Palavras-chave
  • Estágio Supervisionado, Ensino de Geografia, Pesquisa em Educação Geográfica.
  • Área Temática
  • EIXO 1: Mediação didática e pedagógica
Voltar Download

Prezados/as participantes,

Os Anais do I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul - Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19, realizado de forma on-line, no período de 18 a 20 de agosto de 2021, já estão disponíveis. Nesta publicação, constam os artigos completos aprovados e apresentados durante o referido Seminário, nas modalidades Comunicação Oral (Resumo expandido e Relato de Experiências) e Roda de Diálogos (Ensaio Autobiográfico). 

Anais [do] I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul -  [recurso eletrônico]. Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19 / Org. por Albaneide de Souza Campos; Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto; Ana Maria Sotero Pereira.  Nazaré da Mata, 2021. 325 p.: il. ISBN: 

Link de acesso às publicações

Atenciosamente,

Comissão Organizadora

Comissão Científica

  • Msc.Albaneide Campos
  • Dra. Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto
  • Dra. Ana Maria Sotero Pereira
  • Dra. Liana França Dourado Barradas
  • Dra.Maria do Rosário Barbosa
  • Dra. Mônica Gaspar
  • Dr. Paulo Abreu
  • Dra. Raquel Bianor
  • Dr. Volmir José Brutscher

 

seminariodeestagio.cmn@upe.br