O sentido em ser professor pode estar direcionado pelos pilares da logoterapia de Frankl (2008), “criação, vivência e atitude”. No Estágio Supervisionado, este sentido se traduz no desenvolvimento da criação, em ser professor pesquisador, nos da vivência em construir habilidades para observar e reger, e a atitude, para mudar práticas engessadas a partir dos movimentos do estágio, compreendendo e contextualizando situações observadas no ambiente escolar. Neste pensamento, parece que presença dos discentes no “laboratório escola”, os direcionam para a vida profissional, habilitando-os a serem professores pesquisadores aplicando seus conhecimentos no percurso escolar. Assim, este trabalho se justifica, por apresentar estudos e pesquisas sobre o Estágio Supervisionado em Geografia na Universidade de Pernambuco, campi Mata Norte. A metodologia, se ancora na pesquisa qualitativa com os aportes da pesquisa bibliográfica, dando sentido à importância do Estágio na formação do professor de Geografia. Desta forma, esta pesquisa se justifica no direcionar a legitimidade do estágio para o curso de Geografia, no processo formativo dos discentes. Como resultados, através de questionamentos com os alunos estagiários, criamos critérios para outras possíveis orientações direcionadas às visitas ao campo de estágio.
Prezados/as participantes,
Os Anais do I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul - Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19, realizado de forma on-line, no período de 18 a 20 de agosto de 2021, já estão disponíveis. Nesta publicação, constam os artigos completos aprovados e apresentados durante o referido Seminário, nas modalidades Comunicação Oral (Resumo expandido e Relato de Experiências) e Roda de Diálogos (Ensaio Autobiográfico).
Anais [do] I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul - [recurso eletrônico]. Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19 / Org. por Albaneide de Souza Campos; Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto; Ana Maria Sotero Pereira. Nazaré da Mata, 2021. 325 p.: il. ISBN:
Atenciosamente,
Comissão Organizadora
Comissão Científica