Prezados/as participantes,
Os Anais do I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul - Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19, realizado de forma on-line, no período de 18 a 20 de agosto de 2021, já estão disponíveis. Nesta publicação, constam os artigos completos aprovados e apresentados durante o referido Seminário, nas modalidades Comunicação Oral (Resumo expandido e Relato de Experiências) e Roda de Diálogos (Ensaio Autobiográfico).
Anais [do] I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul - [recurso eletrônico]. Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19 / Org. por Albaneide de Souza Campos; Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto; Ana Maria Sotero Pereira. Nazaré da Mata, 2021. 325 p.: il.
Atenciosamente,
Comissão Organizadora
ATENÇÃO PARTICIPANTE: A Escolha das Atividades que deseja participar deve ser realizada através do Formulário abaixo, respeitando as datas e horários previstos.
LINK: https://forms.gle/gH7jxqkYCN364K6t9
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SOBRE O SEMINÁRIO
O I Seminário de Estágio da UPE - Campus Mata Norte é um evento de extensão que envolve os cursos de licenciatura em Pedagogia, Matemática, Ciências Biológicas, História, Geografia, Letras/Espanhol, Letras/Inglês, ligados ao Núcleo de Apoio ao Estágio (NAE); alunos, professores, coordenadores, orientadores e supervisores representantes das escolas campo de estágio. Pretende refletir acerca da temática: Desafios, inovação e alternativas ao estágio no contexto da pandemia da Covid 19 e do Ensino Remoto. Contará com a participação de convidados institucionais, representantes das escolas e instituições campo de estágio. Pretende-se promover um debate acerca dos desafios e alternativas à formação de professores face às novas exigências e cenário atual, com base na legislação do estágio e nos novos contextos de ensino e aprendizagem. Espera-se mobilizar alunos, professores e profissionais das instituições campo de estágio; da universidade como também promover a troca de experiências desenvolvidas e as vivências, diretrizes e prática de estágio nos Programas Residência Pedagógica, PARFOR e PRONERA; promover a reflexão acerca da contribuição do Núcleo de apoio ao estágio (NAE) no processo de mediação pedagógica, encaminhamento e supervisão institucional através da articulação entre a Universidade, o campo de estágio, as instituições parceiras, sujeitos e atores envolvidos.
Parcerias:
Núcleo de Apoio ao Estágio (NAE) Campus Mata Norte; Coordenação de Graduação (Campus Mata Norte); Coordenação dos cursos de Licenciatura em Pedagogia; Matemática; Ciências Biológicas; História; Geografia; Letras/Espanhol; Letras/Inglês; Programa Residência Pedagógica (CAPES); Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PAFOR); Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA); Pró-Reitoria de Graduação da UPE (PROGRAD); Gerência Regional de Educação da Mata Norte (GRE); Secretarias de Educação e Escolas campo de estágio.
Objetivo geral:
Promover espaço de reflexão acerca do papel do estágio na formação de professores, através de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão.
Objetivos específicos:
- Analisar as diretrizes curriculares para a formação de professores face à conjuntura atual no âmbito das políticas educacionais;
- Discutir o estágio enquanto momento de mobilização de saberes e articulação entre teoria e prática;
- Promover a troca de experiências no âmbito da Residência Pedagógica, PARFOR, PRONERA e estágio obrigatório, refletindo acerca dos desafios e alternativas da formação docente;
- Promover formação e rodas de conversa para discutir temáticas e proposições acerca do estágio (metodologias, práticas, produção de material didático, concepção de educação e formação);
- Traçar caminhos, linhas de ações e alternativas para as atividades do estágio no contexto da pós-pandemia da COVID19.
Público alvo:
- Alunos matriculados no estágio Campus Mata Norte e Mata Sul.
- Estudantes dos diversos cursos de licenciatura do Campus Mata Norte e Mata Sul.
- Representantes das instituições parceiras.
- Professores da educação básica.
- Professores, orientadores, coordenadores e supervisores de estágio da UPE/CMN e das instituições parceiras.
- Estudantes de Licenciatura e de Serviço Social de Instituições Públicas e Privadas.
- Estudantes da Educação Básica.
INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Este evento acentua a necessidade de desenvolver ações integradas junto ao campo de estágio visando a melhoria da formação de professores do Ensino Básico e atuação em espaços não escolares, organizações sociais, instituições de apoio e serviço social. O componente curricular estágio relaciona-se com a linha de pesquisa formação de professores. O componente curricular e sua aproximação com a formação de professores e de profissionais do serviço social e logística constitui-se num espaço privilegiado para onde convergem os saberes teóricos e práticos, onde a dimensão da pesquisa, aliada ao ensino e às atividades de extensão, poderá ressignificar o estágio curricular obrigatório e não obrigatório, enquanto um laboratório vivo da formação e prática profissional, especialmente para os cursos de licenciatura, serviço Social e Logística, estimulando a produção científica e a intervenção educativa e social.
PRODUTO FINAL:
Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento.
Os trabalhos apresentados, serão avaliados e poderão ser indicados (em sua versão completa) para a publicação de um ebook sobre DESAFIOS, INOVAÇÃO E ALTERNATIVAS AO ESTÁGIO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID19 E DO ENSINO REMOTO.
INSCRIÇÕES E SUBMISSÃO DE TRABALHO
As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas por meio do preenchimento do formulário online observando-se os prazos estabelecidos para cada modalidade de inscrição. O evento estará aberto ao público com ou sem apresentação de trabalho.
Os trabalhos deverão ser submetidos pelo primeiro autor. Cada autor ou coautor poderá inscrever até, no máximo, 02 trabalhos. A apresentação pode ser feita pelo autor e/ou coautores, mas deve estar vinculada à inscrição no evento. Os coautores que desejarem participar do evento poderão se inscrever, sem necessidade de submeter outro trabalho.
No ato da inscrição com submissão de trabalhos deverá ser enviado 01 arquivo em formato PDF. O texto deve possuir o nome completo dos autores e coautores (um por linha), apenas as iniciais em maiúsculas, alinhado à direita. Inserir vínculo institucional e e-mail de autores e coautores.
IMPORTANTE: Para os trabalhos “aprovados com ressalvas”, o autor deverá corrigir e reencaminhar o arquivo, com os dados de identificação, pela plataforma de submissão.
AVALIAÇÃO
Cada trabalho será avaliado por um árbitro que recomendará o aceite do trabalho, na sua forma original ou com pequena revisão, ou, ainda, a sua rejeição.
Além da correção no uso da língua portuguesa (ortografia, sintaxe, redação, estilo, coerência e coesão textual), os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:
- Quanto aos objetivos, fundamentação teórica e revisão da literatura: Clareza na descrição da área de interesse do texto; Questões de pesquisa claramente formuladas, quando for o caso; Adequação da fundamentação teórica para investigar as questões de pesquisa; Atualidade e abrangência da revisão de literatura.
- Quanto à metodologia: Adequação da metodologia proposta, dos instrumentos de construção dos dados e das amostras investigadas para responder às questões de pesquisa propostas.
- Quanto à análise dos dados/reflexões teóricas: Coerência entre análise e fundamentação teórica; Coerência entre análise do material empírico e resultados.
- Quanto às conclusões e implicações: Relação clara entre as conclusões e os resultados; Discussão das conclusões à luz da literatura; Inclusão, a partir das conclusões, de recomendações para a área.
- Quanto às referências: Utilização de literatura atualizada e pertinente ao tema do trabalho.