I Seminário de Estágio da UPE - Campus Mata Norte e Mata Sul

I Seminário de Estágio da UPE - Campus Mata Norte e Mata Sul

.

Faça sua inscrição
De 18 a 20 de agosto Todos os dias das 14h00 às 21h30

Sobre o Evento

Prezados/as participantes,

Os Anais do I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul - Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19, realizado de forma on-line, no período de 18 a 20 de agosto de 2021, já estão disponíveis. Nesta publicação, constam os artigos completos aprovados e apresentados durante o referido Seminário, nas modalidades Comunicação Oral (Resumo expandido e Relato de Experiências) e Roda de Diálogos (Ensaio Autobiográfico).

Anais [do] I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul - [recurso eletrônico]. Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19 / Org. por Albaneide de Souza Campos; Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto; Ana Maria Sotero Pereira. Nazaré da Mata, 2021. 325 p.: il.

Link de acesso às publicações

Atenciosamente,

Comissão Organizadora

ATENÇÃO PARTICIPANTE: A Escolha das Atividades que deseja participar deve ser realizada através do Formulário abaixo, respeitando as datas e horários previstos.
LINK:
https://forms.gle/gH7jxqkYCN364K6t9

****************************************************************************************************************************************************************************

SOBRE O SEMINÁRIO

O I Seminário de Estágio da UPE - Campus Mata Norte é um evento de extensão que envolve os cursos de licenciatura em Pedagogia, Matemática, Ciências Biológicas, História, Geografia, Letras/Espanhol, Letras/Inglês, ligados ao Núcleo de Apoio ao Estágio (NAE); alunos, professores, coordenadores, orientadores e supervisores representantes das escolas campo de estágio. Pretende refletir acerca da temática: Desafios, inovação e alternativas ao estágio no contexto da pandemia da Covid 19 e do Ensino Remoto. Contará com a participação de convidados institucionais, representantes das escolas e instituições campo de estágio. Pretende-se promover um debate acerca dos desafios e alternativas à formação de professores face às novas exigências e cenário atual, com base na legislação do estágio e nos novos contextos de ensino e aprendizagem. Espera-se mobilizar alunos, professores e profissionais das instituições campo de estágio; da universidade como também promover a troca de experiências desenvolvidas e as vivências, diretrizes e prática de estágio nos Programas Residência Pedagógica, PARFOR e PRONERA; promover a reflexão acerca da contribuição do Núcleo de apoio ao estágio (NAE) no processo de mediação pedagógica, encaminhamento e supervisão institucional através da articulação entre a Universidade, o campo de estágio, as instituições parceiras, sujeitos e atores envolvidos.

Parcerias:

Núcleo de Apoio ao Estágio (NAE) Campus Mata Norte; Coordenação de Graduação (Campus Mata Norte); Coordenação dos cursos de Licenciatura em Pedagogia; Matemática; Ciências Biológicas; História; Geografia; Letras/Espanhol; Letras/Inglês; Programa Residência Pedagógica (CAPES); Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PAFOR); Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA); Pró-Reitoria de Graduação da UPE (PROGRAD); Gerência Regional de Educação da Mata Norte (GRE); Secretarias de Educação e Escolas campo de estágio.

Objetivo geral:

Promover espaço de reflexão acerca do papel do estágio na formação de professores, através de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão.

Objetivos específicos:

  1. Analisar as diretrizes curriculares para a formação de professores face à conjuntura atual no âmbito das políticas educacionais;
  2. Discutir o estágio enquanto momento de mobilização de saberes e articulação entre teoria e prática;
  3. Promover a troca de experiências no âmbito da Residência Pedagógica, PARFOR, PRONERA e estágio obrigatório, refletindo acerca dos desafios e alternativas da formação docente;
  4. Promover formação e rodas de conversa para discutir temáticas e proposições acerca do estágio (metodologias, práticas, produção de material didático, concepção de educação e formação);
  5. Traçar caminhos, linhas de ações e alternativas para as atividades do estágio no contexto da pós-pandemia da COVID19.

Público alvo:

  • Alunos matriculados no estágio Campus Mata Norte e Mata Sul.
  • Estudantes dos diversos cursos de licenciatura do Campus Mata Norte e Mata Sul.
  • Representantes das instituições parceiras.
  • Professores da educação básica.
  • Professores, orientadores, coordenadores e supervisores de estágio da UPE/CMN e das instituições parceiras.
  • Estudantes de Licenciatura e de Serviço Social de Instituições Públicas e Privadas.
  • Estudantes da Educação Básica.

INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Este evento acentua a necessidade de desenvolver ações integradas junto ao campo de estágio visando a melhoria da formação de professores do Ensino Básico e atuação em espaços não escolares, organizações sociais, instituições de apoio e serviço social. O componente curricular estágio relaciona-se com a linha de pesquisa formação de professores. O componente curricular e sua aproximação com a formação de professores e de profissionais do serviço social e logística constitui-se num espaço privilegiado para onde convergem os saberes teóricos e práticos, onde a dimensão da pesquisa, aliada ao ensino e às atividades de extensão, poderá ressignificar o estágio curricular obrigatório e não obrigatório, enquanto um laboratório vivo da formação e prática profissional, especialmente para os cursos de licenciatura, serviço Social e Logística, estimulando a produção científica e a intervenção educativa e social.

PRODUTO FINAL:

Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento.

Os trabalhos apresentados, serão avaliados e poderão ser indicados (em sua versão completa) para a publicação de um ebook sobre DESAFIOS, INOVAÇÃO E ALTERNATIVAS AO ESTÁGIO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID19 E DO ENSINO REMOTO.

INSCRIÇÕES E SUBMISSÃO DE TRABALHO

As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas por meio do preenchimento do formulário online observando-se os prazos estabelecidos para cada modalidade de inscrição. O evento estará aberto ao público com ou sem apresentação de trabalho.

Os trabalhos deverão ser submetidos pelo primeiro autor. Cada autor ou coautor poderá inscrever até, no máximo, 02 trabalhos. A apresentação pode ser feita pelo autor e/ou coautores, mas deve estar vinculada à inscrição no evento. Os coautores que desejarem participar do evento poderão se inscrever, sem necessidade de submeter outro trabalho.

No ato da inscrição com submissão de trabalhos deverá ser enviado 01 arquivo em formato PDF. O texto deve possuir o nome completo dos autores e coautores (um por linha), apenas as iniciais em maiúsculas, alinhado à direita. Inserir vínculo institucional e e-mail de autores e coautores.

IMPORTANTE: Para os trabalhos “aprovados com ressalvas”, o autor deverá corrigir e reencaminhar o arquivo, com os dados de identificação, pela plataforma de submissão.


AVALIAÇÃO

Cada trabalho será avaliado por um árbitro que recomendará o aceite do trabalho, na sua forma original ou com pequena revisão, ou, ainda, a sua rejeição.

Além da correção no uso da língua portuguesa (ortografia, sintaxe, redação, estilo, coerência e coesão textual), os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

  1. Quanto aos objetivos, fundamentação teórica e revisão da literatura: Clareza na descrição da área de interesse do texto; Questões de pesquisa claramente formuladas, quando for o caso; Adequação da fundamentação teórica para investigar as questões de pesquisa; Atualidade e abrangência da revisão de literatura.
  2. Quanto à metodologia: Adequação da metodologia proposta, dos instrumentos de construção dos dados e das amostras investigadas para responder às questões de pesquisa propostas.
  3. Quanto à análise dos dados/reflexões teóricas: Coerência entre análise e fundamentação teórica; Coerência entre análise do material empírico e resultados.
  4. Quanto às conclusões e implicações: Relação clara entre as conclusões e os resultados; Discussão das conclusões à luz da literatura; Inclusão, a partir das conclusões, de recomendações para a área.
  5. Quanto às referências: Utilização de literatura atualizada e pertinente ao tema do trabalho.

Palestrantes

  • Ana Lúcia Gomes Cavalcanti Neto
  • Edenia Maria Ribeiro do Amaral
  • Gisele Oliveira
  • Paula Antunes Melo
  • Prof.ª Dr.ª Cristiane Fernandes de Souza
  • Prof.ª Dr.ª Elisângela Bastos de Melo Espíndola
  • Prof.ª Dr.ª Vania de Moura Barbosa Duarte
  • Albaneide de Souza Campos
  • Adlene Silva Arantes
  • Eblin Farage
  • Tatiane Melo
  • Anabelle Carrilho
  • João Allyson Ribeiro de Carvalho
  • Carlos Silva
  • Tárcia Regina da Silva

Programação

14h00 Mesa Temática 1: SIGNIFICADOS E REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR Mesa Temática
Mesa Temática 1: SIGNIFICADOS E REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Local: YouTube: UPE CMN

Canal de YouTube UPE CMN: https://www.youtube.com/watch?v=POf8F-a9zVw

14h00 - Eblin Farage, Tatiane Melo Mesa Temática 2: OS DESAFIOS PARA O ESTÁGIO EM TEMPOS DE CRISE DO CAPITAL E CRISE SANITÁRIA Mesa Temática
Mesa Temática 2: OS DESAFIOS PARA O ESTÁGIO EM TEMPOS DE CRISE DO CAPITAL E CRISE SANITÁRIA
Local: YouTube: PPGE UPE

Canal de YouTube PPGE UPE: https://www.youtube.com/watch?v=SyTE5DPLE3E

16h15 MINICURSO 1 - A UTILIZAÇÃO DO CANVA COMO RECURSO PARA A PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS INTERATIVAS DE BIOLOGIA. Minicurso
Local: Meet

AUTORES: Dayane Cândido da Silva, Maryanna Vitória Carneiro de Mendonça, Aline Dias de Souza, Wyllamys Fernandes da Silva, Edivânia Freitas de Lima, Suzane Bezerra de França

16h15 MINICURSO 2 - METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: ALTERNATIVAS AO MÉTODO GRAMÁTICATRADUÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Minicurso
Local: MEET

AUTORES: Gisele Pereira de Oliveira, Safira Petra Miranda Batista, Nathalia Maria da Silva Farias, Elza Stefanny Couto de Oliveira Diniz, Ana Beatriz D’Albuquerque Alodio, Jorge Gabriel Soares Amorim da Silva, Danúsia Pereira Lima da Silva, Luiz Filipe Alves da Silva, Greice Kelly Santana de Miranda, Katarina Beatriz Carline Santos Silva, Maria Aline da Silva Barros.

16h15 MINICURSO 3 - O SUJEITO ECOLÓGICO EM AÇÃO: IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELOS MICROPLÁSTICOS. Minicurso
Local: MEET

Autores: Luan de Lima Venceslau, Marcos Felipe Silva Lino, Jacqueline da Silva Nascimento, Rhuanny Danielly Marques de Almeida Silva, Luane Kalina Correia dos Santos, Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto.

16h15 MINICURSO 4 - ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL DECORRENTE DA COVID-19 Minicurso
Local: MEET

Autores: Cícera Alves da Silva, Iara Irlane Alves da Silva, Arségila Sandra Ferreira das Neves.

19h30 Apresentação Cultural Abertura
Local: YouTube UPE CMN

A frequência será realizada durante a transmissão.

19h30 ENSINO SUPERIOR, DIRETRIZES E DESAFIOS DO ESTÁGIO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID19 Abertura
ENSINO SUPERIOR, DIRETRIZES E DESAFIOS DO ESTÁGIO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID19
Local: YouTube

.

14h00 - Tárcia Regina da Silva Mesa Temática 3 : DESAFIOS AO ESTÁGIO E À PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MBITO DOS PROGRAMAS DA UPE Mesa Temática
Mesa Temática 3 : DESAFIOS AO ESTÁGIO E À PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO  MBITO DOS PROGRAMAS DA UPE
Local: YouTube: UPE CMN

Canal de YouTube UPE CMN: https://www.youtube.com/watch?v=09W46yF7BOA

14h00 - Prof.ª Dr.ª Cristiane Fernandes de Souza, Prof.ª Dr.ª Elisângela Bastos de Melo Espíndola, Prof.ª Dr.ª Vania de Moura Barbosa Duarte Mesa Temática 4 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA DE MATEMÁTICA: COMPARTILHANDO DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO REMOTO. Mesa Temática
Mesa Temática 4 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA DE MATEMÁTICA: COMPARTILHANDO DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO REMOTO.
Local: YouTube: PPGE UPE

Canal de YouTube PPGE UPE: https://www.youtube.com/watch?v=d_5NOzjdhpM

14h15 MINICURSO 5 - DO ROCK AO BREGA: A MÚSICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Minicurso
Local: MEET

Autores: Emanoel Alcides da Silva, Daniel Henrique Oliveira de Alcântara.

14h15 Minicurso 6 - O PATRIMÔNIO LOCAL NAS AULAS DE HISTÓRIA: NOVAS PERSPECTIVAS DE OBJETO, FONTE E CAMPO DO ENSINO DE HISTÓRIA Minicurso
Local: MEET

Autores: Eduardo Augusto de Santana, Gabriel Ericssom Correia da Silva

19h30 - Albaneide de Souza Campos Mesa Temática 5: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA ESTRANGEIRA – LETRAS Mesa Temática
Mesa Temática 5:  ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA ESTRANGEIRA – LETRAS
Local: YouTube: UPE CMN

Canal de YouTube UPE CMN: https://www.youtube.com/watch?v=BEyN-8LATLg

19h30 Mesa Temática 6: ARTICULAÇÃO TEORIA-PRÁTICA E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: DESAFIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Mesa Temática
Mesa Temática 6: ARTICULAÇÃO TEORIA-PRÁTICA E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: DESAFIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA.
Local: YouTube: PPGE UPE

Canal de YouTube PPGE UPE: https://www.youtube.com/watch?v=ozMHERW-wdQ

19h30 OFICINA 1 - PROJETO DE LETRAMENTO MULTICULTURAL: A CONSTRIBUIÇÃO DOS DITADOS POPULARES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES LINGUÍSTICAS E SOCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Oficina
Local: MEET

Autores: Ana Beatriz D’ Albuquerque Alódio, Elza Stefanny Couto de Oliveira Diniz, Maria Aline da Silva Barros, Albaneide de Souza Campos.

14h15 MINICURSO 7 - O LETRAMENTO CIENTÍFICO NO COMBATE ÀS FAKE NEWS ENVOLVENDO SOROS E VACINAS. Minicurso
Local: MEET

Autores: Luiz Fernando de Moura Santos, Ailson Dias Ramalho, Suzane Bezerra de França

14h15 MINICURSO 8 - DO MUNDO MÁGICO DE HARRY POTTER A SALA DE AULA: PROPOSTA DE ATIVIDADE PRÁTICA PARA DESVENDAR A NOMENCLATURA BOTÂNICA Minicurso
Local: MEET

Autores: Maria Danielle de Farias Lira, Jayane Felix Albuquerque, José Eduardo Costa de Santana, Suzane Bezerra de França.

14h15 OFICINA 2 – EDUCACÃO PATRIMONIAL: ABORDANDO O PATRIMÔNIO LOCAL NAS AULAS DE HISTÓRIA Oficina
Local: MEET

Autores: Eduardo Augusto de Santana, Gabriel Ericssom Correia da Silva

14h15 Minicurso 9 - ANÁLISE DO MÉTODO COMMUNITY LANGUAGE LEARNING (CLL) A PARTIR DE UMA AMOSTRA PRÁTICA DE UMA AULA DO PROJETO LANGUAGE TEACHING METHODS POR DIANE LARSEN-FREEMAN (1990) Minicurso
Local: MEET

Autores: Elza Stefanny Couto de Oliveira Diniz, Luiz Filipe Alves da Silva

16h15 RODA DE CONVERSA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO EM ESPAÇO ESCOLARES E NÃO ESCOLARES Roda de Conversa
Local: ...

Em construção

19h15 PAINEL INTEGRADO: DESAFIOS, INOVAÇÃO E ALTERNATIVAS PARA O ESTÁGIO NO ÂMBITO DA UPE CAMPUS MATA NORTE Painel
Local: ...

Em construção

Organizador

SEMINÁRIO DE ESTÁGIO - UPE CMN e CMS