Leitura em língua inglesa: etapas, conceitos e estratégias

  • Autor
  • Renê Cabral Henriques Neto
  • Co-autores
  • Iasmim Maíra Santos Silva
  • Resumo
  •  

    O presente artigo aborda o processo de aprendizagem e dificuldade no desenvolvimento de habilidades leitoras em uma segunda língua de alunos do ensino superior e foi apresentado e acompanhado com dinâmicas performadas com alunos do segundo período do curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês da Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte. As dinâmicas tiveram base em dicas e objetivos para os educadores de língua estrangeira contidos nas obras Teaching and Learning in the English Classroom (2003), de Tricia Hedge, juntamente com o artigo “Teaching Reading Comprehension To Esl/Efl Learners”, de Hesham Suleiman Alyousef, no qual este artigo se embasa em sua maior parte, e “Learning how to read in English as a foreign language: issues in Italian secondary school teaching and the role of strategy instruction”, de Gloria Burchiellaro. Concluímos que, apesar das dificuldades, a leitura é essencial para a fluência em uma língua estrangeira e não se dá somente aprendendo tal língua, como também transferindo estratégias cognitivas e habilidades da língua materna.

     

  • Palavras-chave
  • Leitura, compreensão textual, habilidades linguísticas, metodologia, ensino de língua estrangeira, língua inglesa
  • Área Temática
  • EIXO 1: Mediação didática e pedagógica
Voltar Download

Prezados/as participantes,

Os Anais do I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul - Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19, realizado de forma on-line, no período de 18 a 20 de agosto de 2021, já estão disponíveis. Nesta publicação, constam os artigos completos aprovados e apresentados durante o referido Seminário, nas modalidades Comunicação Oral (Resumo expandido e Relato de Experiências) e Roda de Diálogos (Ensaio Autobiográfico). 

Anais [do] I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul -  [recurso eletrônico]. Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19 / Org. por Albaneide de Souza Campos; Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto; Ana Maria Sotero Pereira.  Nazaré da Mata, 2021. 325 p.: il. ISBN: 

Link de acesso às publicações

Atenciosamente,

Comissão Organizadora

Comissão Científica

  • Msc.Albaneide Campos
  • Dra. Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto
  • Dra. Ana Maria Sotero Pereira
  • Dra. Liana França Dourado Barradas
  • Dra.Maria do Rosário Barbosa
  • Dra. Mônica Gaspar
  • Dr. Paulo Abreu
  • Dra. Raquel Bianor
  • Dr. Volmir José Brutscher

 

seminariodeestagio.cmn@upe.br