O presente artigo aborda o processo de aprendizagem e dificuldade no desenvolvimento de habilidades leitoras em uma segunda língua de alunos do ensino superior e foi apresentado e acompanhado com dinâmicas performadas com alunos do segundo período do curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês da Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte. As dinâmicas tiveram base em dicas e objetivos para os educadores de língua estrangeira contidos nas obras Teaching and Learning in the English Classroom (2003), de Tricia Hedge, juntamente com o artigo “Teaching Reading Comprehension To Esl/Efl Learners”, de Hesham Suleiman Alyousef, no qual este artigo se embasa em sua maior parte, e “Learning how to read in English as a foreign language: issues in Italian secondary school teaching and the role of strategy instruction”, de Gloria Burchiellaro. Concluímos que, apesar das dificuldades, a leitura é essencial para a fluência em uma língua estrangeira e não se dá somente aprendendo tal língua, como também transferindo estratégias cognitivas e habilidades da língua materna.
Prezados/as participantes,
Os Anais do I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul - Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19, realizado de forma on-line, no período de 18 a 20 de agosto de 2021, já estão disponíveis. Nesta publicação, constam os artigos completos aprovados e apresentados durante o referido Seminário, nas modalidades Comunicação Oral (Resumo expandido e Relato de Experiências) e Roda de Diálogos (Ensaio Autobiográfico).
Anais [do] I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul - [recurso eletrônico]. Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19 / Org. por Albaneide de Souza Campos; Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto; Ana Maria Sotero Pereira. Nazaré da Mata, 2021. 325 p.: il. ISBN:
Atenciosamente,
Comissão Organizadora
Comissão Científica