A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA DESPERTANDO A IDENTIDADE DOCENTE

  • Autor
  • Marcus Vinícius dos Santos Silva
  • Co-autores
  • Maria Gabriela Vieira Cunha da Silva
  • Resumo
  • O Estágio Supervisionado assim como outras ações extensionistas são ferramentas indispensáveis para o fortalecimento da identidade docente ainda na graduação e para refletir e agir nas situações diárias da Escola e do processo de ensino-aprendizagem. Nessa conotação, buscamos compreender a importância do Estágio Supervisionado e demais estratégias de aproximação do graduando, ainda enquanto cursa a licenciatura, em relação à Educação Básica; investigar a subjetividade dos licenciandos em Geografia que estagiaram nas escolas concedentes de estágio no entorno da Universidade de Pernambuco, campus Mata Norte, no ano de 2019; compreender a subjetividade dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental sobre a Geografia Escolar. Essa pesquisa é quali-quantitativa, aplicada e de caráter exploratório. Os resultados foram relevantes quando os licenciandos concluíram que o Estágio Supervisionado é importante para formação docente e em sua maioria mudariam a forma de condução de suas aulas e não submetiam seus filhos às aulas dos professores regentes observados. Quanto às respostas dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, eles em sua maioria afirmam que a Geografia é desinteressante e que não teriam interesse em se tornar professores de Geografia e se fosse professores de Geografia mudariam os movimentos das aulas que são acostumados a vivenciar.

  • Palavras-chave
  • Estágio Supervisionado, Educação Básica, Identidade Docente.
  • Área Temática
  • EIXO 3: Avaliação educacional e da aprendizagem
Voltar Download

Prezados/as participantes,

Os Anais do I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul - Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19, realizado de forma on-line, no período de 18 a 20 de agosto de 2021, já estão disponíveis. Nesta publicação, constam os artigos completos aprovados e apresentados durante o referido Seminário, nas modalidades Comunicação Oral (Resumo expandido e Relato de Experiências) e Roda de Diálogos (Ensaio Autobiográfico). 

Anais [do] I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul -  [recurso eletrônico]. Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19 / Org. por Albaneide de Souza Campos; Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto; Ana Maria Sotero Pereira.  Nazaré da Mata, 2021. 325 p.: il. ISBN: 

Link de acesso às publicações

Atenciosamente,

Comissão Organizadora

Comissão Científica

  • Msc.Albaneide Campos
  • Dra. Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto
  • Dra. Ana Maria Sotero Pereira
  • Dra. Liana França Dourado Barradas
  • Dra.Maria do Rosário Barbosa
  • Dra. Mônica Gaspar
  • Dr. Paulo Abreu
  • Dra. Raquel Bianor
  • Dr. Volmir José Brutscher

 

seminariodeestagio.cmn@upe.br