FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS E ESPACIAIS: RECONHECIMENTO DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS NA PERSPECTIVA DO 1º E 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • Marizete Alcântara de Arandas.
  • Co-autores
  • Alana Raissa Galdino Faustino. , Sara Vitória Aragão de Lima.
  • Resumo
  •  

    Esse trabalho busca refletir a proposta do CAPES em parceria com o CNPq/Campo estágio, para o desenvolvimento da Residência Pedagógica, na qual trata-se de um Projeto de Intervenção que tem como finalidade uma proposta de trabalho fundamentada na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018). Neste sentido, essa pesquisa de Intervenção busca incentivar nos educandos a busca pelo conhecimento Matemático, no cunho da Geometria plana, proporcionando meios para uma aprendizagem mais autônoma e significativa. A metodologia utilizada foi a pesquisa ação, está que insere os pesquisadores como serem ativos no contexto pesquisado. As propostas de atividades foram realizadas de forma assíncronas/síncronas, além de material impresso, devido ao período pandêmico que se encontra o cenário atual. O campo de estágio foi a escola pública do município de Garanhuns, em uma turma de 1 ano do ensino fundamental. O estudo foi fundamentado em tais autores Boyer (1996), Leivas (2012), Moraes (2007), dentre outros. Desse modo, o projeto apontou discernimentos que visaram proporcionar a efetivação de metodologias para o ensino, como também direcionou caminhos proveitosos e enriquecedores de conhecimentos e práticas inovadoras para a prática do futuro educador, como também promoveu um desempenho positivo em atividades propostas em sala de aula.

     

  • Palavras-chave
  • Residência Pedagógica. Educandos. Prática. Ensinoaprendizagem.
  • Área Temática
  • EIXO 4: Inovação pedagógica e metodologias no estágio
Voltar Download

Prezados/as participantes,

Os Anais do I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul - Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19, realizado de forma on-line, no período de 18 a 20 de agosto de 2021, já estão disponíveis. Nesta publicação, constam os artigos completos aprovados e apresentados durante o referido Seminário, nas modalidades Comunicação Oral (Resumo expandido e Relato de Experiências) e Roda de Diálogos (Ensaio Autobiográfico). 

Anais [do] I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul -  [recurso eletrônico]. Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19 / Org. por Albaneide de Souza Campos; Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto; Ana Maria Sotero Pereira.  Nazaré da Mata, 2021. 325 p.: il. ISBN: 

Link de acesso às publicações

Atenciosamente,

Comissão Organizadora

Comissão Científica

  • Msc.Albaneide Campos
  • Dra. Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto
  • Dra. Ana Maria Sotero Pereira
  • Dra. Liana França Dourado Barradas
  • Dra.Maria do Rosário Barbosa
  • Dra. Mônica Gaspar
  • Dr. Paulo Abreu
  • Dra. Raquel Bianor
  • Dr. Volmir José Brutscher

 

seminariodeestagio.cmn@upe.br