O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DOCENTE FRENTE AOS DESAFIOS DA PANDEMIA DA COVID-19

  • Autor
  • Marcos Felipe Silva Lino
  • Co-autores
  • Marcos Vinicios Ferreira de Sá , Luciana Gomes de Sousa Nascimento
  • Resumo
  • O presente trabalho tem como objetivo da pesquisa: analisar como uma professora de biologia

    enfrenta os desafios da pandemia da covid-19 para desenvolver sua prática docente. O estudo

    foi realizado com uma professora de ciências biológicas que atua na educação básica em uma

    escola privada na cidade do Paulista, Região Metropolitana de Recife (RMR). A construção dos

    dados se deu por meio de uma entrevista semiestruturada com base nos aspectos do

    desenvolvimento de aulas de ciências no momento atual da pandemia. Foram realizadas

    observações de 8 (oito) aulas, sendo elas do 6º(sexto) ao 9º (nono) ano do ensino fundamental,

    onde foi possível observar as estratégias que são utilizadas pela docente para superar os desafios

    estabelecidos pela atual conjuntura. Destaca-se que a professora enxerga a necessidade de busca

    e construção da sua aula, como prática social e histórica, transformada pela ação dos homens e

    capaz de produzir transformações naqueles que dela participam. A prática docente em seu

    sentido de práxis, configura-se sempre como uma ação consciente e participativa, que emerge

    da multidimensionalidade que cerca o ato educativo.

  • Palavras-chave
  • interdisciplinaridade, ensino de ciências, estágio supervisionado
  • Área Temática
  • EIXO 4: Inovação pedagógica e metodologias no estágio
Voltar Download

Prezados/as participantes,

Os Anais do I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul - Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19, realizado de forma on-line, no período de 18 a 20 de agosto de 2021, já estão disponíveis. Nesta publicação, constam os artigos completos aprovados e apresentados durante o referido Seminário, nas modalidades Comunicação Oral (Resumo expandido e Relato de Experiências) e Roda de Diálogos (Ensaio Autobiográfico). 

Anais [do] I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul -  [recurso eletrônico]. Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19 / Org. por Albaneide de Souza Campos; Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto; Ana Maria Sotero Pereira.  Nazaré da Mata, 2021. 325 p.: il. ISBN: 

Link de acesso às publicações

Atenciosamente,

Comissão Organizadora

Comissão Científica

  • Msc.Albaneide Campos
  • Dra. Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto
  • Dra. Ana Maria Sotero Pereira
  • Dra. Liana França Dourado Barradas
  • Dra.Maria do Rosário Barbosa
  • Dra. Mônica Gaspar
  • Dr. Paulo Abreu
  • Dra. Raquel Bianor
  • Dr. Volmir José Brutscher

 

seminariodeestagio.cmn@upe.br