O presente trabalho tem como objetivo da pesquisa: analisar como uma professora de biologia
enfrenta os desafios da pandemia da covid-19 para desenvolver sua prática docente. O estudo
foi realizado com uma professora de ciências biológicas que atua na educação básica em uma
escola privada na cidade do Paulista, Região Metropolitana de Recife (RMR). A construção dos
dados se deu por meio de uma entrevista semiestruturada com base nos aspectos do
desenvolvimento de aulas de ciências no momento atual da pandemia. Foram realizadas
observações de 8 (oito) aulas, sendo elas do 6º(sexto) ao 9º (nono) ano do ensino fundamental,
onde foi possível observar as estratégias que são utilizadas pela docente para superar os desafios
estabelecidos pela atual conjuntura. Destaca-se que a professora enxerga a necessidade de busca
e construção da sua aula, como prática social e histórica, transformada pela ação dos homens e
capaz de produzir transformações naqueles que dela participam. A prática docente em seu
sentido de práxis, configura-se sempre como uma ação consciente e participativa, que emerge
da multidimensionalidade que cerca o ato educativo.
Prezados/as participantes,
Os Anais do I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul - Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19, realizado de forma on-line, no período de 18 a 20 de agosto de 2021, já estão disponíveis. Nesta publicação, constam os artigos completos aprovados e apresentados durante o referido Seminário, nas modalidades Comunicação Oral (Resumo expandido e Relato de Experiências) e Roda de Diálogos (Ensaio Autobiográfico).
Anais [do] I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul - [recurso eletrônico]. Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19 / Org. por Albaneide de Souza Campos; Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto; Ana Maria Sotero Pereira. Nazaré da Mata, 2021. 325 p.: il. ISBN:
Atenciosamente,
Comissão Organizadora
Comissão Científica