TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS, PRÁTICA DOCENTE E ESTÁGIO SUPERVISIONADO: AS AULAS DE CIÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA Kétily Trajano

  • Autor
  • Kétily Trajano de Oliveira
  • Co-autores
  • Ana Lúcia Gomes Cavalcanti Neto
  • Resumo
  • O presente estudo tem como objetivo identificar a perspectiva pedagógica que permeia a prática

    docente de um professor em aulas de ciências. A pesquisa derivou do componente curricular de

    estágio supervisionado II. Este trabalho desenvolveu-se em uma escola pública da Mata Norte

    de Pernambuco e teve como sujeito o professor, supervisor do estágio na escola concedente. A

    construção dos dados consistiu em três etapas realizadas à distância via WhatsApp - em

    decorrência da pandemia -, a entrevista com questionário semiestruturado - incluindo

    comparações da prática pedagógica antes e durante à pandemia e as adaptações sofridas -, uma

    análise do planejamento e as atividades postadas para os alunos durante o Ensino remoto.

    Enfim, através das características evidenciadas no decorrer de todas as informações coletadas

    foi possível identificar que a tendência pedagógica presente, trata-se, da liberal.

  • Palavras-chave
  • Aulas de ciências, tendência pedagógica, estágio supervisionado.
  • Área Temática
  • EIXO 4: Inovação pedagógica e metodologias no estágio
Voltar Download

Prezados/as participantes,

Os Anais do I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul - Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19, realizado de forma on-line, no período de 18 a 20 de agosto de 2021, já estão disponíveis. Nesta publicação, constam os artigos completos aprovados e apresentados durante o referido Seminário, nas modalidades Comunicação Oral (Resumo expandido e Relato de Experiências) e Roda de Diálogos (Ensaio Autobiográfico). 

Anais [do] I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul -  [recurso eletrônico]. Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19 / Org. por Albaneide de Souza Campos; Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto; Ana Maria Sotero Pereira.  Nazaré da Mata, 2021. 325 p.: il. ISBN: 

Link de acesso às publicações

Atenciosamente,

Comissão Organizadora

Comissão Científica

  • Msc.Albaneide Campos
  • Dra. Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto
  • Dra. Ana Maria Sotero Pereira
  • Dra. Liana França Dourado Barradas
  • Dra.Maria do Rosário Barbosa
  • Dra. Mônica Gaspar
  • Dr. Paulo Abreu
  • Dra. Raquel Bianor
  • Dr. Volmir José Brutscher

 

seminariodeestagio.cmn@upe.br