O presente estudo tem como objetivo identificar a perspectiva pedagógica que permeia a prática
docente de um professor em aulas de ciências. A pesquisa derivou do componente curricular de
estágio supervisionado II. Este trabalho desenvolveu-se em uma escola pública da Mata Norte
de Pernambuco e teve como sujeito o professor, supervisor do estágio na escola concedente. A
construção dos dados consistiu em três etapas realizadas à distância via WhatsApp - em
decorrência da pandemia -, a entrevista com questionário semiestruturado - incluindo
comparações da prática pedagógica antes e durante à pandemia e as adaptações sofridas -, uma
análise do planejamento e as atividades postadas para os alunos durante o Ensino remoto.
Enfim, através das características evidenciadas no decorrer de todas as informações coletadas
foi possível identificar que a tendência pedagógica presente, trata-se, da liberal.
Prezados/as participantes,
Os Anais do I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul - Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19, realizado de forma on-line, no período de 18 a 20 de agosto de 2021, já estão disponíveis. Nesta publicação, constam os artigos completos aprovados e apresentados durante o referido Seminário, nas modalidades Comunicação Oral (Resumo expandido e Relato de Experiências) e Roda de Diálogos (Ensaio Autobiográfico).
Anais [do] I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul - [recurso eletrônico]. Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19 / Org. por Albaneide de Souza Campos; Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto; Ana Maria Sotero Pereira. Nazaré da Mata, 2021. 325 p.: il. ISBN:
Atenciosamente,
Comissão Organizadora
Comissão Científica