TICS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COM ÊNFASE NO WORDWALL

  • Autor
  • Erik Carlos Ferreira da Silva
  • Co-autores
  • Jailton Manoel Nascimento Silva , Jeyvison Hipólito de Vasconcelos , Manuela de Melo Pereira Santos
  • Resumo
  • Este trabalho tem como proposta mostrar uma plataforma/programa, que possibilita a aplicação de atividades de maneira lúdica, e o desenvolvimento das TICs nos parâmetros de ensino remoto cujo tende a crescer meio a pandemia iniciada no ano de 2020. A plataforma chamada de WORDWALL, é gratuita e disponibilizada para qualquer um que acessar o seu site. A aplicação desta plataforma foi usada na Escola Dom Carlos Coelho com alunos do ensino fundamental anos finais, e também no início de fevereiro de 2021 na Escola de Referência em Ensino Médio Joaquim Olavo com alunos do ensino médio. Esta ferramenta possibilitou uma interação professor-aluno ainda maior quando se trata do ensino remoto, pois a ludicidade como ferramenta de ensino faz com que atraia cada vez mais os discentes. De início foi difícil para todos, tanto professor como aluno, já que ambos eram iniciantes neste novo contexto de ensino. Contudo, bons resultados e boa interação foram o que vieram à tona, onde mostra que a proposta da Residência pedagógica é um programa imprescindível na formação de um estudante de licenciatura.

  • Palavras-chave
  • WordWall, TICs, Ensino, Residência Pedagógica, Ludicidade.
  • Área Temática
  • EIXO 2: Uso das TICs e mídias no processo de ensino e aprendizagem
Voltar Download

Prezados/as participantes,

Os Anais do I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul - Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19, realizado de forma on-line, no período de 18 a 20 de agosto de 2021, já estão disponíveis. Nesta publicação, constam os artigos completos aprovados e apresentados durante o referido Seminário, nas modalidades Comunicação Oral (Resumo expandido e Relato de Experiências) e Roda de Diálogos (Ensaio Autobiográfico). 

Anais [do] I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul -  [recurso eletrônico]. Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19 / Org. por Albaneide de Souza Campos; Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto; Ana Maria Sotero Pereira.  Nazaré da Mata, 2021. 325 p.: il. ISBN: 

Link de acesso às publicações

Atenciosamente,

Comissão Organizadora

Comissão Científica

  • Msc.Albaneide Campos
  • Dra. Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto
  • Dra. Ana Maria Sotero Pereira
  • Dra. Liana França Dourado Barradas
  • Dra.Maria do Rosário Barbosa
  • Dra. Mônica Gaspar
  • Dr. Paulo Abreu
  • Dra. Raquel Bianor
  • Dr. Volmir José Brutscher

 

seminariodeestagio.cmn@upe.br