Engajamento e consciência ambiental em tempos de pandemia: um olhar sobre a prática da professora supervisora do estágio supervisionado

  • Autor
  • Mayrê Iracema Cavalcanti Rodrigues da Silva
  • Resumo
  • O presente estudo tem como objetivo analisar como uma professora de ciências biológicas

    O presente estudo tem como objetivo analisar como uma professora de ciências biológicas
    O presente estudo tem como objetivo analisar como uma professora de ciências biológicas amplia o engajamento dos alunos no processo de conscientização ambiental durante a pandemia, por meio de aulas remotas, fazendo uso dos conceitos e importâncias ambientais que abrangem diversos contextos sociais. Este trabalho é resultado da vivência do componente curricular Estágio Supervisionado II, realizado no 3° ano do ensino médio em uma escola de rede estadual - localizada no município de Carpina na Zona da Mata Norte de Pernambuco – no qual, teve como supervisora e sujeito principal da pesquisa, uma docente com formação em Ciências Biológicas e especialização em Educação Ambiental (EA). De acordo com a entrevista, bem como com as observações realizadas em sala de aula on-line, podemos perceber uma prática docente com evidências pedagógicas progressistas libertadoras, levando os estudantes a reflexões e questionamentos, instigando o senso crítico dos mesmos e incentivando-os a atingir um nível de consciência na realidade no qual encontram-se inseridos
  • Palavras-chave
  • engajamento, consciência ambiental, pandemia da COVID- 19, estágiosupervisionado.
  • Área Temática
  • EIXO 4: Inovação pedagógica e metodologias no estágio
Voltar Download

Prezados/as participantes,

Os Anais do I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul - Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19, realizado de forma on-line, no período de 18 a 20 de agosto de 2021, já estão disponíveis. Nesta publicação, constam os artigos completos aprovados e apresentados durante o referido Seminário, nas modalidades Comunicação Oral (Resumo expandido e Relato de Experiências) e Roda de Diálogos (Ensaio Autobiográfico). 

Anais [do] I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul -  [recurso eletrônico]. Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19 / Org. por Albaneide de Souza Campos; Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto; Ana Maria Sotero Pereira.  Nazaré da Mata, 2021. 325 p.: il. ISBN: 

Link de acesso às publicações

Atenciosamente,

Comissão Organizadora

Comissão Científica

  • Msc.Albaneide Campos
  • Dra. Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto
  • Dra. Ana Maria Sotero Pereira
  • Dra. Liana França Dourado Barradas
  • Dra.Maria do Rosário Barbosa
  • Dra. Mônica Gaspar
  • Dr. Paulo Abreu
  • Dra. Raquel Bianor
  • Dr. Volmir José Brutscher

 

seminariodeestagio.cmn@upe.br