TOTAL PHYSICAL RESPONSE (TPR): UMA ANÁLISE SOBRE O MÉTODO DO MOVIMENTO

  • Autor
  • Severino Justino Nascimento Lima
  • Co-autores
  • Hávilla Antônia Vicente da Silva
  • Resumo
  •  

    Ao longo da história do ensino de línguas estrangeiras, diversas abordagens, metodologias, teorias e técnicas surgiram com o intuito de descobrir a melhor forma de desenvolver a aquisição dessas línguas para com o alunado. De abordagens que ditam o ensino da língua por meio de técnicas de repetição até a chegada das correntes que priorizam o lado social, cognitivo e humano do/da estudante, várias foram e são as tentativas que buscam compreender o aprendizado de algo tão complexo como é a língua. Nessa perspectiva, o presente trabalho busca, por meio de uma análise bibliográfica, expor as principais contribuições do método de ensino de Língua estrangeira Total Physical Response, doravante TPR, à luz dos estudos do psicólogo norte-america James Asher, bem como suas críticas e reflexos dentro da sala de aula, observando como se dá seu desenvolvimento na realidade de ensino do Brasil em virtude das atribuições da BNCC.

     

  • Palavras-chave
  • Ensino de línguas estrangeiras, Abordagens de ensino, Total Physical Response.
  • Área Temática
  • EIXO 1: Mediação didática e pedagógica
Voltar Download

Prezados/as participantes,

Os Anais do I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul - Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19, realizado de forma on-line, no período de 18 a 20 de agosto de 2021, já estão disponíveis. Nesta publicação, constam os artigos completos aprovados e apresentados durante o referido Seminário, nas modalidades Comunicação Oral (Resumo expandido e Relato de Experiências) e Roda de Diálogos (Ensaio Autobiográfico). 

Anais [do] I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul -  [recurso eletrônico]. Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19 / Org. por Albaneide de Souza Campos; Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto; Ana Maria Sotero Pereira.  Nazaré da Mata, 2021. 325 p.: il. ISBN: 

Link de acesso às publicações

Atenciosamente,

Comissão Organizadora

Comissão Científica

  • Msc.Albaneide Campos
  • Dra. Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto
  • Dra. Ana Maria Sotero Pereira
  • Dra. Liana França Dourado Barradas
  • Dra.Maria do Rosário Barbosa
  • Dra. Mônica Gaspar
  • Dr. Paulo Abreu
  • Dra. Raquel Bianor
  • Dr. Volmir José Brutscher

 

seminariodeestagio.cmn@upe.br