Ao longo da história do ensino de línguas estrangeiras, diversas abordagens, metodologias, teorias e técnicas surgiram com o intuito de descobrir a melhor forma de desenvolver a aquisição dessas línguas para com o alunado. De abordagens que ditam o ensino da língua por meio de técnicas de repetição até a chegada das correntes que priorizam o lado social, cognitivo e humano do/da estudante, várias foram e são as tentativas que buscam compreender o aprendizado de algo tão complexo como é a língua. Nessa perspectiva, o presente trabalho busca, por meio de uma análise bibliográfica, expor as principais contribuições do método de ensino de Língua estrangeira Total Physical Response, doravante TPR, à luz dos estudos do psicólogo norte-america James Asher, bem como suas críticas e reflexos dentro da sala de aula, observando como se dá seu desenvolvimento na realidade de ensino do Brasil em virtude das atribuições da BNCC.
Prezados/as participantes,
Os Anais do I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul - Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19, realizado de forma on-line, no período de 18 a 20 de agosto de 2021, já estão disponíveis. Nesta publicação, constam os artigos completos aprovados e apresentados durante o referido Seminário, nas modalidades Comunicação Oral (Resumo expandido e Relato de Experiências) e Roda de Diálogos (Ensaio Autobiográfico).
Anais [do] I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul - [recurso eletrônico]. Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19 / Org. por Albaneide de Souza Campos; Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto; Ana Maria Sotero Pereira. Nazaré da Mata, 2021. 325 p.: il. ISBN:
Atenciosamente,
Comissão Organizadora
Comissão Científica