Bem antes da pandemia do covid-19 os desafios da prática pedagogicamente docente já eram inúmeros e estavam presentes na realidade dos professores, Por outro lado, os tempos de pandemia levaram docentes ao redor do mundo a repensar o modelo de ensino e superar os desafios. A prática docente em tempos de pandemia exige do professor esforços que vão além de seus recursos, desta forma eles tentam realizar suas atividades docentes de maneira que todos os estudantes tenham acesso aos saberes mediados. Assim sendo, o objetivo deste relato de experiência é analisar como uma professora de biologia enfrenta os desafios das atividades não presenciais na construção da prática pedagogicamente docente na realidade da pandemia. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com uma professora de biologia, onde foi utilizado uma entrevista a partir de um questionário semiestruturado. Além da entrevista realizamos observações das atividades da professora em um grupo no WhatsApp. Mesmo com tantas limitações causadas pela pandemia, a prática pedagogicamente docente se torna uma ação consciente e participativa, que emerge da multidimensionalidade, com o professor atuando incansavelmente na reflexão contínua e coletiva, de forma a assegurar que a intencionalidade proposta seja disponibilizada a todos.
Prezados/as participantes,
Os Anais do I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul - Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19, realizado de forma on-line, no período de 18 a 20 de agosto de 2021, já estão disponíveis. Nesta publicação, constam os artigos completos aprovados e apresentados durante o referido Seminário, nas modalidades Comunicação Oral (Resumo expandido e Relato de Experiências) e Roda de Diálogos (Ensaio Autobiográfico).
Anais [do] I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul - [recurso eletrônico]. Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19 / Org. por Albaneide de Souza Campos; Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto; Ana Maria Sotero Pereira. Nazaré da Mata, 2021. 325 p.: il. ISBN:
Atenciosamente,
Comissão Organizadora
Comissão Científica