ESTÁGIO SUPERVISIONADO E ENSINO DE GEOGRAFIA DURANTE A PANDEMIA

  • Autor
  • José Everton Santana de Souza
  • Resumo
  •  

    A vivência da disciplina de Estágio supervisionado no curso de licenciatura em Geografia representa uma fase fundamental na formação do professor de Geografia, pois além de unificar a relação entre a teoria e a prática, o estágio supervisionado proporciona ao licenciando novas perspectivas acerca da futura profissão do estagiário. Além disso, o estágio supervisionado auxilia na construção da identidade docente, bem como, indica os desafios e saberes necessários à prática. O presente trabalho é fruto de uma síntese reflexiva realizada ao longo do estágio supervisionado, no ensino fundamental do curso de licenciatura em Geografia da Universidade de Pernambuco. A Realização do estágio ocorreu através de entrevistas com professores de Geografia e coordenadores que atuam na educação básica na cidade de Bom Jardim-PE. O Objetivo geral do estágio foi compreender a importância do estágio supervisionado para a formação do professor de Geografia, bem como, entender o processo de mediação das aulas diante do contexto de ensino remoto, tendo em vista que estamos vivenciando uma pandemia. Através da análise das entrevistas do professor e coordenador pedagógico, foi possível compreender os desafios que os educadores enfrentam em suas práticas docentes durante o ensino remoto.

     

  • Palavras-chave
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PROFESSOR DE GEOGRAFIA, ENSINO REMOTO.
  • Área Temática
  • EIXO 4: Inovação pedagógica e metodologias no estágio
Voltar Download

Prezados/as participantes,

Os Anais do I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul - Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19, realizado de forma on-line, no período de 18 a 20 de agosto de 2021, já estão disponíveis. Nesta publicação, constam os artigos completos aprovados e apresentados durante o referido Seminário, nas modalidades Comunicação Oral (Resumo expandido e Relato de Experiências) e Roda de Diálogos (Ensaio Autobiográfico). 

Anais [do] I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul -  [recurso eletrônico]. Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19 / Org. por Albaneide de Souza Campos; Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto; Ana Maria Sotero Pereira.  Nazaré da Mata, 2021. 325 p.: il. ISBN: 

Link de acesso às publicações

Atenciosamente,

Comissão Organizadora

Comissão Científica

  • Msc.Albaneide Campos
  • Dra. Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto
  • Dra. Ana Maria Sotero Pereira
  • Dra. Liana França Dourado Barradas
  • Dra.Maria do Rosário Barbosa
  • Dra. Mônica Gaspar
  • Dr. Paulo Abreu
  • Dra. Raquel Bianor
  • Dr. Volmir José Brutscher

 

seminariodeestagio.cmn@upe.br