MICROAPRENDIZAGEM: UMA ALTERNATIVA POSSÍVEL DURANTE O ENSINO REMOTO

  • Autor
  • ALEXANDRE CÉSAR DE ARAÚJO VIEIRA
  • Resumo
  •  

    Este resumo expandido partiu de uma atividade proposta durante a realização da disciplina de Estágio Supervisionado IV, tendo como objetivo apresentar aspectos da microaprendizagem como alternativa pedagógica que pode ser vivenciada por professores diante de um contexto pandêmico, no qual o distanciamento social e o ensino remoto se fazem necessários. Para desenvolver este trabalho lançamos mão da pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e de abordagem exploratória, a partir de textos de Souza e Amaral (2012) e Machado e Marcelino (2020). Com o objetivo de minimizar os efeitos causados pela pandemia do novo coronavírus, iniciada em dezembro de 2019, na China, e logo se espalhou pelo mundo, mudando radicalmente a prática pedagógica dos professores, que tiveram que se reinventar. Destacamos a microaprendizagem como mais um recurso didático, com aplicabilidade viável nesse novo formato de ensino, apresentando-se como uma alternativa eficaz durante o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que ela pode ser uma ferramenta de ensino de fácil acesso para os professores e alunos, diante dessa nova realidade vivenciada pelas escolas brasileiras. Dessa forma, se faz necessário apoiar-se nas tecnologias de informação e comunicação com o objetivo de solucionar os problemas apresentados na educação, seja ela remota ou presencial. 

     

  • Palavras-chave
  • Ensino remoto. Recurso didático. Ensino aprendizagem. Microprendizagem.
  • Área Temática
  • EIXO 1: Mediação didática e pedagógica
Voltar Download

Prezados/as participantes,

Os Anais do I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul - Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19, realizado de forma on-line, no período de 18 a 20 de agosto de 2021, já estão disponíveis. Nesta publicação, constam os artigos completos aprovados e apresentados durante o referido Seminário, nas modalidades Comunicação Oral (Resumo expandido e Relato de Experiências) e Roda de Diálogos (Ensaio Autobiográfico). 

Anais [do] I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul -  [recurso eletrônico]. Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19 / Org. por Albaneide de Souza Campos; Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto; Ana Maria Sotero Pereira.  Nazaré da Mata, 2021. 325 p.: il. ISBN: 

Link de acesso às publicações

Atenciosamente,

Comissão Organizadora

Comissão Científica

  • Msc.Albaneide Campos
  • Dra. Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto
  • Dra. Ana Maria Sotero Pereira
  • Dra. Liana França Dourado Barradas
  • Dra.Maria do Rosário Barbosa
  • Dra. Mônica Gaspar
  • Dr. Paulo Abreu
  • Dra. Raquel Bianor
  • Dr. Volmir José Brutscher

 

seminariodeestagio.cmn@upe.br