POSSIBILIDADES E DIFICULDADES DE REGÊNCIAS NO ENSINO REMOTO DE HISTÓRIA: O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR NA REALIDADE SÍNCRONA E ASSÍNCRONA

  • Autor
  • Alexandre Luiz da Silva
  • Co-autores
  • Evilly Ferreira da Silva
  • Resumo
  •  

    No contexto das mudanças emergenciais causadas pela pandemia da Covid-19 no Brasil, uma das áreas grandemente afetadas tratou-se da área educacional, dificultando o desenvolvimento do currículo acadêmico e humanístico do público discente, fazendo-se necessárias algumas rápidas transformações que possibilitasse a formação escolar em modo remoto em face do processo de distanciamento social. Diante desse cenário de mudanças pedagógicas e adesão das plataformas digitais para o ensino escolar, o presente relato de experiência tem por objetivo evidenciar o desenvolvimento de práticas de regências, acompanhamentos e intervenções pedagógicas para o ensino de História junto às turmas de 6º do ensino fundamental da Escola de Aplicação Professor Chaves localizada na cidade de Nazaré da Mata - PE, a qual foi empregada metodologias de aulas expositivas e interativas visando a participação ativa do público discente, além da utilização da rede social “Instagram” como ferramenta complementar para o ensino o ensino de História, gerando resultados positivos no que diz respeito à formação acadêmica dos profissionais de ensino em história, assim como do currículo escolar do aluno.     

     

  • Palavras-chave
  • Ensino Remoto, História, Formação Curricular.
  • Área Temática
  • GRUPO 2 - Anos iniciais da educação básica
Voltar Download

Prezados/as participantes,

Os Anais do I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul - Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19, realizado de forma on-line, no período de 18 a 20 de agosto de 2021, já estão disponíveis. Nesta publicação, constam os artigos completos aprovados e apresentados durante o referido Seminário, nas modalidades Comunicação Oral (Resumo expandido e Relato de Experiências) e Roda de Diálogos (Ensaio Autobiográfico). 

Anais [do] I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul -  [recurso eletrônico]. Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19 / Org. por Albaneide de Souza Campos; Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto; Ana Maria Sotero Pereira.  Nazaré da Mata, 2021. 325 p.: il. ISBN: 

Link de acesso às publicações

Atenciosamente,

Comissão Organizadora

Comissão Científica

  • Msc.Albaneide Campos
  • Dra. Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto
  • Dra. Ana Maria Sotero Pereira
  • Dra. Liana França Dourado Barradas
  • Dra.Maria do Rosário Barbosa
  • Dra. Mônica Gaspar
  • Dr. Paulo Abreu
  • Dra. Raquel Bianor
  • Dr. Volmir José Brutscher

 

seminariodeestagio.cmn@upe.br