No contexto das mudanças emergenciais causadas pela pandemia da Covid-19 no Brasil, uma das áreas grandemente afetadas tratou-se da área educacional, dificultando o desenvolvimento do currículo acadêmico e humanístico do público discente, fazendo-se necessárias algumas rápidas transformações que possibilitasse a formação escolar em modo remoto em face do processo de distanciamento social. Diante desse cenário de mudanças pedagógicas e adesão das plataformas digitais para o ensino escolar, o presente relato de experiência tem por objetivo evidenciar o desenvolvimento de práticas de regências, acompanhamentos e intervenções pedagógicas para o ensino de História junto às turmas de 6º do ensino fundamental da Escola de Aplicação Professor Chaves localizada na cidade de Nazaré da Mata - PE, a qual foi empregada metodologias de aulas expositivas e interativas visando a participação ativa do público discente, além da utilização da rede social “Instagram” como ferramenta complementar para o ensino o ensino de História, gerando resultados positivos no que diz respeito à formação acadêmica dos profissionais de ensino em história, assim como do currículo escolar do aluno.
Prezados/as participantes,
Os Anais do I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul - Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19, realizado de forma on-line, no período de 18 a 20 de agosto de 2021, já estão disponíveis. Nesta publicação, constam os artigos completos aprovados e apresentados durante o referido Seminário, nas modalidades Comunicação Oral (Resumo expandido e Relato de Experiências) e Roda de Diálogos (Ensaio Autobiográfico).
Anais [do] I Seminário de Estágio da UPE Campus Mata Norte e Mata Sul - [recurso eletrônico]. Desafios, Inovação e alternativas ao estágio curricular no contexto da pandemia da COVID19 / Org. por Albaneide de Souza Campos; Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto; Ana Maria Sotero Pereira. Nazaré da Mata, 2021. 325 p.: il. ISBN:
Atenciosamente,
Comissão Organizadora
Comissão Científica