A cercosporiose é uma das principais doenças do cafeeiro, podendo ocasionar redução na produção e qualidade do produto. O uso intensivo de produtos fitossanitários tem sido o método de controle mais utilizado para essa doença. Porém, o manejo orgânico pode contribuir para uma cafeicultura mais sustentável e que atenda à demanda de cafés orgânicos e/ou especiais. Objetivou-se avaliar a incidência de cercosporiose em cafeeiro submetido ao manejo orgânico e convencional. O ensaio foi conduzido em Monte Carmelo-MG com a cultivar Catucaí Amarelo 20/15 cv 479. O experimento foi realizado em blocos casualizados, com cinco blocos. Cada parcela foi composta por 20 plantas, sendo a área útil as oito plantas centrais. Os tratamentos compreenderam diferentes doses e épocas de aplicação do composto orgânico (contém macro e micronutrientes, além de 27,4% de matéria orgânica e 43,1% de SiO2) em cobertura, além da aplicação do produto líquido (solução concentrada do composto) na dose de 3 ml L-1 de água via drench, com volume de 600 ml de calda planta-1 e pulverização em diferentes épocas, como descritos: (T1) - Cobertura com 150g planta-1 parcelado a cada 3 meses na dose de 1,7 t ha-1 + drench uma vez por mês + pulverização a cada 20 dias; (T2) - Cobertura utilizando 300g planta-1 aplicado mensalmente na dose de 3,38 t ha-1 + drench a cada 3 meses + pulverização mensal; (T3) - Cobertura utilizando 500g planta-1 mensalmente na dose de 5,6 t ha-1 + drench a cada 2 meses + pulverização quinzenal; (T4) - Padrão da propriedade com aplicação de produtos fitossanitários e adubação mineral. Nos meses de março, abril, maio e junho de 2018 foram avaliados a incidência de cercosporiose em folhas de cafeeiro. Os dados foram ajustados a um Modelo Linear Generalizado Zero Inflacionado com distribuição negativa binomial e função de ligação log. Até o presente momento não foi possível detectar diferenças entre os tratamentos utilizados, provavelmente em função das condições climáticas até não terem sido favoráveis para a infecção do patógeno. A incidência média verificada nos tratamentos T1, T2, T3 e T4, foram respectivamente 0,10; 0,21; 0,15 e 0,08 lesões/planta.
O Simpósio de Ciências Agrárias e Ambientais 2018 (SICAA) engloba os seguintes eventos:
Os dois eventos combinados constituem um rico fórum de discussão que abordará temas relevantes das Ciências Agrárias e Ambientais, propiciando o confronto de ideias e o intercâmbio científico e tecnológico entre a comunidade acadêmica e profissionais e pesquisadores renomados não só de Monte Carmelo, como de todo Brasil. Essa iniciativa pode ser o diferencial na etapa de formação acadêmica dos alunos, promovendo a valorização das áreas de atuação profissional e despertando novos interesses nos estudantes e na comunidade em geral.
O SICAA é um evento anual, que gera uma publicação on-line com resumos em português.
Não são aceitos trabalhos em desenvolvimento (PROJETOS) ou revisões bibliográficas.
O trabalho deve obrigatoriamente ter a participação de um orientador.
Para submeter o trabalhar o autor deverá obrigatoriamente ter PAGO a inscrição.
Cada autor poderá submeter no máximo dois trabalhos, podendo ser um (01) resumo simples e um (01) expandido, ou dois (02) resumos simples ou dois (02) resumos expandidos.
Ao submeter o resumo, os autores estarão automaticamente autorizando a publicação nos Anais do Evento.
Durante a submissão, será necessário informar o e-mail de todos os autores do trabalho.
A Comissão Organizadora não se responsabiliza por erros ortográficos ou por revisão gramatical dos resumos, sendo o conteúdo científico e a redação do trabalho de inteira responsabilidade dos autores.
As apresentações serão em pôster, sendo que alguns trabalhos poderão ser selecionados para apresentação oral.
Coordenador geral: Eusímio Felisbino Fraga Júnior
Tesoureiro: Odair José Marques
Secretária geral: Ana Carolina Silva Siquieroli
Editor Anais: Andressa Giovannini Costa
Comissão Científica
Andressa Giovannini Costa
Gilberto Mendes
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Comissão de infraestrutura
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Gustavo Domingues Braga
João Paulo Sousa Borges
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Larissa de Oliveira Ramos
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Comissão financeira
Odair José Marques
Osvaldo Rettore Neto
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Gustavo Domingues Braga
Comissão de divulgação
Eliza Vieira Davi
Olívia Lopes
Comissão de logística de palestrantes
Amélia Guimarães Carvalho
Olívia Lopes
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Ana Carolina de Fátima Cardoso Nunes
Apoio: Prefeitura Universitária
Mary Ann Garcia
Revisores ad hoc
Adriane A Silva
Alvaro Soares
Ana Carolina Siqueiroli
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Regina Leite
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Os Anais dos eventos anteriores também estão no link abaixo.