Simpósio de Ciências Agrárias e Ambientais - 2018

6 de novembro de 2018, 17h00 até 8 de novembro de 2018, 22h00

Universidade Federal de Uberlândia - Campus de Monte Carmelo, Monte Carmelo, MG

Sobre

O Simpósio de Ciências Agrárias e Ambientais 2018(SICAA)engloba os seguintes eventos:

  • VI Simpósio Científico da Agronomia
  • IVSimpósio Científico daEngenharia Florestal

Os doiseventos combinados constituem um rico fórum de discussão que abordará temas relevantes das Ciências Agrárias e Ambientais, propiciando o confronto de ideias e o intercâmbio científico e tecnológico entre a comunidade acadêmica e profissionais e pesquisadores renomados não só de Monte Carmelo, como de todo Brasil. Essa iniciativa pode ser o diferencial na etapa de formação acadêmica dos alunos, promovendo a valorização das áreas de atuação profissional e despertando novos interesses nos estudantes e na comunidade em geral.

Local do evento

Universidade Federal de Uberlândia - Campus de Monte Carmelo - 38500-000, LMG-746, s/n, Zona Rural, Monte Carmelo, Minas Gerais

Palestrantes

  •  Helder Eterno Siqueira

    Helder Eterno Siqueira - Universidade Federal de Uberlândia

    Atual Pró-Reitor de Extensão | UFU Pró-Reitor de Extensão | UFU  Possui graduação em Química: Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (1997). Especialista em Educação para Ciência - Faculdade de Educação - UFU (2000). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Uberlândia (2002). Doutor em Educação pela UNICAMP (2008), com estágio de doutoramento na Faculdade de Ciências e Tecnologia - Secção de História da Ciência da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Atualmente é Professor Associado, da Universidade Federal de Uberlândia. Foi coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UFU (2008-2011). Coordenou o Programa de Consolidação das Licenciaturas - PRODOCÊNCIA/UFU (2010-2011). Membro da Comissão de Licenciaturas Internacionais - PLI/UFU (2010-2011). Supervisionou a Divisão de Licenciaturas - Diretoria de Ensino - UFU (2010-2011). Participou da Comissão Avaliadora de Livros Didáticos de Química do Ministério da Educação no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010). Coordenou a área de Ciências da Natureza - Convênio UFU/INEP 2011-2012. Assessorou o Fórum Nacional de Pró-reitores de Graduação (2011-2012). Professor do Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado - em Química da UFU, área de concentração: Educação em Química e Professor do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto de Física da UFU. Entre 2011 e 2015, atuou no cargo de Coordenador-Geral de Programas de Valorização do Magistério da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, onde coordenou programas de formação de professores e programas de extensão universitária, tais como os programas: Novos Talentos, Pibid, Pibid Diversidade, Observatório da Educação, Observatório da Educação Escolar Indígena, Desenvolvimento Social por meio dos Arranjos Produtivos Locais dos Estados, entre outros. Atualmente ocupa o cargo de Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia, gestão 2017-2020. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino de Ciências, discutindo principalmente os seguintes temas: formação professores, política pública de formação de professores, ensino de química, avaliação de material didático e história da ciência.  

    06/11 - 19h30 Palestra magna: Debate sobre os desafios da extensão universitária

  • Cristiane Betanho

    Cristiane Betanho - Universidade Federal de Uberlândia

    Professora Adjunta da Universidade Federal de Uberlândia na Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN). Coordenadora do bacharelado em Administração Pública a distância, curso ligado ao PNAP - Programa Nacional de Formação em Administração Pública. Coordenadora do Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários - Cieps/PROEXC/UFU. Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional, na linha Gestão Pública, da Fagen/UFU. Linha de pesquisa: O mundo do trabalho e os Movimentos de Resistência da Classe Trabalhadora: relações políticas, sociais, educacionais e econômicas. Atuação em ensino, pesquisa e extensão com ênfase em Gestão e Políticas Públicas e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing societal; comercialização e mercados; redes sociais; economia solidária; estratégias organizacionais solidárias. (Texto informado pelo autor)

    06/11 - 19h30 Palestra magna: Debate sobre os desafios da extensão universitária

  • Ana Carolina Silva Siquieroli

    Ana Carolina Silva Siquieroli - Universidade Federal de Uberlândia

    Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestrado e Doutorado pelo Instituto de Genética e Bioquímica - UFU. É professora Adjunto Nível IV do Instituto de Biotecnologia (IBTEC), UFU. Docente do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental, ICIAG/UFU. Coordenadora do Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps/PROEXC/UFU) de Monte Carmelo.

    06/11 - 19h30 Palestra magna: Debate sobre os desafios da extensão universitária

  • Ricardo Gava

    Ricardo Gava - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Chapadão do Sul - CPCS.

    Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2008), Mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2010) (CAPES 5) com desenvolvimento da pesquisa no Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), e Doutorado em Irrigação e Drenagem pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz -ESALQ/USP (CAPES 5). Realizou Doutorado Sanduiche na University of California/Davis - UC DAVIS, pelo período de um ano, com Bolsa vigente pelo CNPq/CsF. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS/CPCS. Atua principalmente nas áreas de: Manejo de Irrigação, Viabilidade Econômica em Irrigação, Agrometeorologia, Zoneamento Climático, Estresse Hídrico, Modelagem e vem desenvolvendo atividades de Sensoriamento Remoto aplicado à manejo de recursos hídricos em parceria com o Water for Food Robert B. Daugherty Institute da University of Nebraska - UNL/EUA. É líder do Grupo de Pesquisas em Viabilidade Econômica de Irrigação (DGP/CNPq). É Conselheiro do CREA-MS e membro da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola - SBEA. Atua como Perito Técnico do Ministério Público Estadual - MP/MS, em projetos que envolvem recursos hídricos. Foi representante discente na Congregação Esalq-USP, no Conselho de Pesquisa (CoP/USP) e no Conselho de Pós-graduação (CoPGr/USP). Foi, ainda, Presidente da Associação dos Pós-graduandos (APG-Esalq) durante seu Doutorado e Presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Agrícola(CAEAG/UEM), durante sua Graduação

    07/11 - 08h00 Palestra Agro 01: Balanço hídrico climatológico para o sistema de produção soja-milho: influência do fenômeno El Niño / La Niña

  • Regina Maria Quintão Lana,

    Regina Maria Quintão Lana, - Universidade Federal de Uberlândia

    Professora Titular do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Uberlândia , Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2. Coordenadora dos Grupos de Pesquisa em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas e Uso de Água Residuária em Sistemas Agrossilvipastoris. Graduada em Engenharia Agronômica (1980), Mestrado (1983) e Doutorado (1988) pela Universidade Federal de Viçosa. Pós-Doutorado na Universidade da Flórida em Sistemas Agroflorestais (2011). Experiência na área de Agronomia, com atuação nas seguintes áreas de concentração: Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, fertilizante organomineral, Avaliação do sistema solo e planta com fertilizantes orgânicos e inorgânicos produzidos com novas tecnologias. Recuperação de áreas degradadas em sistemas de pastagens; Avaliação de sistemas de produção de soja, milho e café. Estudo de micronutrientes e metais pesados no solo e planta; Uso de resíduos orgânicos em sistemas de pastagem. Avaliação e implantação de sistemas agrossilvipastoris. (Texto informado pelo autor)

    07/11 - 10h00 Palestra Agro 02: Uso de fertilizantes organominerais na agricultura

  • Eduardo Luiz Longui

    Eduardo Luiz Longui - Instituto Florestal do Estado de São Paulo, Divisao de Dasonomia.

    Sou Biólogo, graduado em 2001, possuo mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica (2005) e doutorado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica (2009). Desde 2007 sou pesquisador científico do Instituto Florestal do Estado de São Paulo. Atualmente estou vinculado como professor e orientador em nível de pós graduação (mestrado e doutorado) na Universidade Estadual Paulista - UNESP ? FCA Botucatu (SP) e na Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR - Campus Sorocaba. Meu interesse é pesquisar diversos temas relacionados à anatomia de madeira e suas propriedades em espécies nativas e exóticas: anatomia da madeira, identificação de madeiras, propriedades físicas, mecânicas e químicas da madeira e anatomia funcional (condutividade e biomecânica) e ecológica do lenho. (Texto informado pelo autor)

    07/11 - 10h00 Palestra EngFlo 02: Madeiras para instrumentos musicais
    08/11 - 12h30 Mini-curso EngFlo 01:Identificação de madeiras

  • João Paulo Arantes Rodrigues da Cunha

    João Paulo Arantes Rodrigues da Cunha - Universidade Federal de Uberlândia

    Possui graduação em Engenharia Agrícola (Universidade Federal de Lavras, Brasil, 1998); aperfeiçoamento em Energia na Agricultura (Gottingen Universitat, Alemanha, 2003) e em Aplicação de Fitossanitários (Universidade Politécnica de Valência, Espanha, 2009); mestrado em Engenharia Agrícola (Universidade Federal de Viçosa, Brasil, 2000); doutorado em Engenharia Agrícola (Universidade Federal de Viçosa, Brasil, 2003) e Pós-Doutorado em Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários (Institut Valencià d'Investigacions Agràries, Espanha, 2011-2012). Atualmente é da Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola e professor associado da Universidade Federal de Uberlândia. Ganhador do Prêmio Gerdau Melhores da Terra 2010, Categoria Profissional, e do 2º Prêmio Dow Agrosciences de Tecnologia de Aplicação 2013. Autor do livro "Manual de Aplicação de Produtos Fitossanitários" em parceria com o pesquisador espanhol Jesús Vázquez. Coordenador do Laboratório de Mecanização Agrícola da UFU. Membro do projeto CYTED (Código Unesco 31020 - "Técnicas sostenibles de distribuición de plaguicidas") aprovado pelo Programa Iberoamericano de ciencia y tecnologia para el desarrolllo. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UFU 2012-2014 (Portaria R N.1804/2012). Editor das revistas: Engenharia Agrícola e Revista Agrotecnologia. Membro externo de avaliação dos Programas CNPQ/PIBIC na Universidade Estadual de Goiás e Instituto Federal de Educação do Triângulo Mineiro. Presidente do VII Sintag-Simpósio Internacional de Tecnologia de Aplicação (VII International Symposium on Application Technology). Coordenador da Seção de Tecnologia de Aplicação do International Weed Science Congress-2016 (Praga, República Tcheca). Coordenador técnico do Programa de Certificação Aeroagrícola Sustentável (Parceria UNESP, UFU e UFLA). Atualmente coordena 1 projetos de pesquisa com financiamento do CNPq,1 da Fapemig e 1 da Embrapa. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Máquinas e Implementos Agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: mecanização agrícola, tecnologia de aplicação de agroquímicos e agricultura de precisão. (Texto informado pelo autor)

    07/11 - 13h30 Palestra Agro 03: Tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários

  • Elpídio Inácio Fernandes Filho

    Elpídio Inácio Fernandes Filho - Universidade Federal de Viçosa

    Possui graduação em agronomia pela Universidade Federal de Viçosa(1986), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa(1989) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa(1996). Atualmente é Professor da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo. Atuando principalmente nos seguintes temas:Sistemas especialistas, Aptidao agricola, Sistemas de informacoes geograficas, desenvolvimento de software. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

    07/11 - 15h30 Palestra EngFlo 04: Aplicabilidade do sensoriamento remoto e processamento de imagens aplicado às ciências agrárias

  • Rodrigo Otávio Veiga de Miranda

    Rodrigo Otávio Veiga de Miranda - Universidade Federal de Uberlândia

    Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO PR (Ciências Florestais), na área de modelagem do crescimento e produção para povoamentos florestais, utilizando um modelo global. Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná - UFPR, sendo proposto um modelo de crescimento e produção de árvores individuais independente da distância. Atualmente é professor visitante da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. (Texto informado pelo autor)

    08/11 - 12h30 Mini-curso EngFlo 03: Uso de planilhas eletrônicos para manejo florestal

  • Samuel Lacerda de Andrade

    Samuel Lacerda de Andrade - Universidade Federal de Uberlândia

    Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), especialista em Geomática/ Geoprocessamento pela Faculdade Católica (PUC-MG), e atualmente mestrando em Qualidade Ambiental pelo Instituto de Agronomia (ICIAG-UFU). Como Profissional Geógrafo (CREA n 175483 LP ) já atuou como Geomensor em trabalhos de Georreferenciamento de imóveis rurais e Geoprocessamento enquanto consultor/funcionário de empresa privada. Posteriormente como Analista Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Minas Gerais (SEMAD-MG), lotado Superintendência Regional de Regularização Ambiental (SUPRAM), obrou em processos de regularização ambiental de empreendimentos potencialmente poluidores, sendo em sua maioria, Agropecuários e Mineradores. Em seguida, atuou como Analista Ambiental em empresa privada do setor, desenvolvendo trabalhos técnicos, trabalhos de campo e relatórios para regularização ambiental de empreendimentos. Atualmente é servidor da Universidade Federal de Uberlândia, lotado no Instituto de Geografia, no curso de Engenharia de Agrimensura e Cartografia, exercendo a função de técnico de laboratório na área de Cadastro Técnico Multifinalitário e Modelagem Ambiental.

    08/11 - 12h30 Mini-curso Agro 02: Conceitos básicos de voos não tripulados

  • Eusímio Felisbino Fraga Júnior

    Eusímio Felisbino Fraga Júnior - Universidade Federal de Uberlândia

    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela FAZU (2009) e Tecnologia em Irrigação e Drenagem pelo IFTM (2008), Mestrado em Irrigação e Drenagem pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz -ESALQ/USP e Doutorado (PhD) em Engenharia de Sistemas Agrícolas pela ESALQ/USP, com período de Doutorado Sanduíche na University of California/Davis - UC DAVIS. Atualmente é Professor Adjunto A1 do ICIAG / Instituto de Ciências Agrárias na Universidade Federal de Uberlândia UFU/Campus Monte Carmelo, ministrando 3 disciplinas de graduação e colaborando em 1 disciplina de pós-graduação. Publicou 18 artigos científicos em periódicos indexados e dezenas de trabalhos em anais de eventos. Atua principalmente nas áreas de: Engenharia de Água e Solo, Agrometeorologia, Relações hídricas dos cultivos/Cafeicultura Irrigada e Estresse Hídrico/Irrigação deficitária.

    08/11 - 12h30 Mini-curso Agro 01: Automação da irrigação por gotejamento

  •  Manoel Fenner

    Manoel Fenner - FENNER AVIAÇÃO AGRÍCOLA LTDA

    A Fenner  Fundada em 13 de agosto de 1999, em São Vicente do Sul / RS, pelo atual diretor da empresa Manoel Fenner, a FENNER AVIAÇÃO AGRÍCOLA LTDA. é uma empresa especializada na prestação de serviços de pulverização/adubação aérea em lavouras, seja de líquidos ou sólidos, além do combate à incêndio.  Após três anos de sua fundação, a empresa mudou-se para a cidade de Nova Ponte, no estado de Minas Gerais e, desde então, vem conquistando clientes pelo seu alto padrão de atendimento e qualidade de serviço.  Hoje, com mais de dez anos no mercado e com base fixa na cidade de Nova Ponte/MG, a empresa está consolidada e conhecida na região, se mantendo sempre em aperfeiçoamento para buscar a constante melhora de qualidade de seus serviços para uma maior satisfação e lucratividade do cliente.  Missão  Proporcionar um serviço de aplicação aérea de qualidade, visando a máxima produtividade e satisfação para o cliente e seus colaboradores, tendo sempre em vista o respeito e a preservação do meio ambiente.  Serviços Realizados  A Fenner Aviação Agrícola Ltda. realiza todos os tipos de aplicações aéreas. O seu portfólio de serviços compreende pulverizações de: - Fungicidas; - Inseticidas; - Herbicidas; - Maturadores; - Adubação (sólido e líquido); - Combate à incêndios; - Semeadura.

    08/11 - 12h30 Visita 03: Tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários / Aviação Agrícola

Programação

Horário Atividade Descrição
06/11
17h00 Unidade Araras - Local a ser definido. Credenciamento
Credenciamento

Recepção e credenciamento dos participantes . Entrega de materiais e crachás.

Durante os outros dias do evento também haverá o credenciamento.

19h00 Unidade Araras - Local a ser definido. Abertura oficial
Abertura

Abertura oficial com as autoridades convidadas

19h30 Unidade Araras - Local a ser definido. Palestra magna: Debate sobre os desafios da extensão universitária
Mesa-redonda
Helder Eterno Siqueira, Ana Carolina Silva Siquieroli, Cristiane Betanho
40 anos de experiência da UFU na Extensão: Panorama e tendências - Prof. Dr. Helder Eterno Siqueira, Pró-Reitor de Extensão | UFU

A gestão de projetos de Extensão – Profª. Drª. Cristiane Betanho, UFU 

A Extensão com ferramenta de desenvolvimento: atividades desenvolvidas no Campus Monte Carmelo, UFU - Representante -  CIEPS| UFU

07/11
08h00 Unidade Araras - Local a ser definido. Palestra Agro 01: Balanço hídrico climatológico para o sistema de produção soja-milho: influência do fenômeno El Niño / La Niña
Palestra
Ricardo Gava

 Prof. Dr. Ricardo Gava, UFMS

09h30 Unidade Araras - Local a ser definido. Coffee break
Intervalo

Coffee break 

10h00 Unidade Araras - Local a ser definido. Palestra Agro 02: Uso de fertilizantes organominerais na agricultura
Palestra
Regina Maria Quintão Lana,

Profa. Dra. Regina Maria Quintão Lana, UFU 

10h00 Unidade Araras - Local a ser definido. Palestra EngFlo 02: Madeiras para instrumentos musicais
Palestra
Eduardo Luiz Longui

Prof. Dr. Eduardo Luiz Longui, IFSP

11h30 Livre Intervalo para almoço
Almoço

Intervalo para almoço

12h30 Unidade araras - Piso térreo - Bloco 1B 1ª Mostra de Extensão e Cultura do Campus Monte Carmelo
Exposição

Apresentação das ações de extensão e ensino desenvolvidas no campus Monte Carmelo com a comunidade acadêmica e sociedade - livre

13h30 Unidade Araras - Local a ser definido. Palestra Agro 03: Tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários
Palestra
João Paulo Arantes Rodrigues da Cunha

Prof. Dr. João Paulo Arantes, UFU

13h30 Unidade Araras - Local a ser definido. Palestra EngFlo 03: Manejo integrado de formigas cortadeiras
Palestra
Thaís de Camargo Lopes

MSc. Thais Lopes - DINAGRO

15h00 Unidade Araras - Local a ser definido. Coffee break
Intervalo

Coffee break 

15h30 Unidade Araras - Local a ser definido. Palestra EngFlo 04: Aplicabilidade do sensoriamento remoto e processamento de imagens aplicado às ciências agrárias
Palestra
Elpídio Inácio Fernandes Filho

Dr. Elpídio Inácio Fernandes Filho, UFV

08/11
07h30 Unidade Araras - Local a ser definido. Apresentações orais
Apresentação de Artigos
08h30 Unidade Araras - Local a ser definido. Palestra: Solos brasileiros: limitações e abrangências
Palestra
Prof. Dr. Guilherme Resende Corrêa

Prof. Dr. Guilherme Resende Corrêa

09h45 Unidade Araras - Local a ser definido. Coffee break
Intervalo

Coffee break 

10h15 Unidade Araras - Local a ser definido. Sessão de pôsteres
Painel
11h30 Livre Intervalo para almoço
Almoço

Intervalo para almoço

12h30 Unidade Araras - Local a ser definido. Mini-curso Agro 01: Automação da irrigação por gotejamento
Minicurso
Eusímio Felisbino Fraga Júnior

Prof. Dr. Eusímio Felisbino Fraga Júnior, UFU

12h30 Unidade Araras - Local a ser definido. Mini-curso Agro 02: Conceitos básicos de voos não tripulados
Minicurso
Samuel Lacerda de Andrade

 MSc. Samuel Lacerda de Andrade, UFU

12h30 Unidade Araras - Local a ser definido. Mini-curso Agro 03: Manejo Orgânico em fruteiras -" Os desafios para a produção orgânica de frutas".
Minicurso
Kazuo Kawakami, Theodorus Antonius Johannes Daamen

" Os desafios para a produção orgânica de frutas".

 

12h30 Unidade Araras - Local a ser definido. Mini-curso EngFlo 01:Identificação de madeiras
Minicurso
Eduardo Luiz Longui

Prof. Dr. Eduardo Luiz Longui, IFSP

12h30 Unidade Araras - Local a ser definido. Mini-curso EngFlo 02: Manejo de formigas cortadeiras
Minicurso
Thaís de Camargo Lopes

MSc. Thais Lopes, DINAGRO 

12h30 Unidade Araras - Local a ser definido. Mini-curso EngFlo 03: Uso de planilhas eletrônicos para manejo florestal
Minicurso
Rodrigo Otávio Veiga de Miranda

Prof.. Dr. Rodrigo Otávio Veiga de Miranda, UFU 

12h30 Unidade Araras - Local a ser definido. Visita 01: Visita à indústria de resinagem de Pinus
Visita técnica

Saída Unidade Araras 

 Mateus Esteves, Duratex, Estrela do Sul - MG

12h30 Unidade Araras - Local a ser definido. Visita 02: Visita técnica ao Viveiro Nativo
Visita técnica

Saída Unidade Araras

Responsável; a ser definido

Santana de Patos - Patos de Minas-MG

12h30 Unidade Araras - Local a ser definido. Visita 03: Tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários / Aviação Agrícola
Visita técnica
 Manoel Fenner

Resposável: a ser definido

 Sr. Manoel Fenner, Fenner Aviação Agrícola, Nova Ponte - MG

12h30 Unidade Araras - Local a definir Mini-curso Agro 04: Identificação de pragas e doenças das culturas da soja e do milho
Minicurso
Braz Tavares da Hora Júnior, Pierri Spolti

Fitopatologistas: Dr. Brás Tavares da Hora Júnior e Dr. Piérre Spolti

Entomologista: Dr. Bruno Freitas de Conti

Todos da Monsanto

Inscrições

Organizador

  • Instituto de Ciências Agrárias
    Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Uberlândia começou as atividades de ensino e pesquisa em 1986 com a criação do curso de Agronomia no Campus Umuarama.O Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal de Uberlândia foi aprovado pela Resolução n. 07, de 21 de dezembro de 1999, do Conselho Universitário. O Mestrado iniciou suas atividades em março de 2000 e o Doutorado em março de 2007. O Programa é reconhecido pela CAPES/MEC com Conceito 5. O Programa de Pós-graduação em Agronomia encontra-se estruturado nas áreas de concentração Fitopatologia, Fitotecnia e Solos, contemplando linhas de pesquisas que visam identificar e pesquisar soluções para os problemas da agricultura técnica e empresarial praticada na região e dando novas opções de exploração agrícola sustentável. Em 2009 foi criado o curso de Engenharia Ambiental que iniciou suas atividades de ensino em 2010.





    Endereço de Correspondência:

    Instituto de Ciências Agrárias - ICIAG
    Avenida Amazonas s/no – Bloco 2E Sala 01 - Bairro Umuarama
    Uberlândia/MG - CEP 38400-902 - Caixa Postal: 593


    Secretaria do Instituto de Ciências Agrárias:

    Secretários: Maria Auxiliadora e Júlio Graciano da Silva
    E-mail: iciag@ufu.br
    Telefone: 3225-8444
    Fax: 34 3225-8444
    Entre em contato

Patrocinador Diamante

Patrocinador Ouro

Patrocinador Prata

Realização


Os anais e os certificados estão liberados