Em culturas perenes, como é o caso do cafeeiro, o período crítico de competição de plantas daninhas compreende principalmente desde a fase de transplantio das mudas até o segundo ano pós-plantio. O manejo consiste basicamente na aplicação de herbicidas seletivos com ação de pré e pós-emergência, associado ao uso de capina manual na linha de plantio. Estudos envolvendo a utilização do mulching como uma tecnologia que poderá minimizar os custos decorrentes do manejo de plantas daninhas na linha de cultivo são escassos, principalmente em condições de sequeiro na região do Cerrado Mineiro. Objetivou-se com este trabalho avaliar a quantidade de ramos plagiotrópicos e número de nós de cafeeiros cultivados com mulching.O experimento foi instalado na Universidade Federal de Uberlândia, Campus Monte Carmelo. O plantio da lavoura, cultivar Topázio MG-1190, foi realizado em dezembro de 2016, utilizando-se o delineamento em blocos casualizados com cinco blocos no esquema fatorial 2 x 2 + adicional (2 cores de mulching e 2 larguras). O experimento foi constituído de cinco tratamentos: (1) mulching branco com largura de 1,20 m; (2) mulching branco com largura de 1,40 m; (3) mulching prata com largura de 1,20 m; (4) mulching prata com largura de 1,40 m e (5) ausência de mulching. Foi adotado espaçamento de 3,5 m entre linhas e 0,6 m entre plantas. Cada parcela foi constituída por 10 plantas, consideradas úteis as oito centrais, totalizando 250 plantas na área experimental. Em junho de 2018 foram avaliadas a quantidade de ramos plagiotrópicos primários de cafeeiros e o número de nós de um ramo plagiotrópico selecionado no terço mediano da planta. Verificou-se que não houve diferença significativa entre os tratamentos testados ao nível de 5% de probabilidade pelo teste F para as características avaliadas. Os cafeeiros apresentaram em média 16 nós por ramo e 33 ramos plagiotrópicos primários, considerado satisfatório para cafeeiros que se encontram na fase de formação.
O Simpósio de Ciências Agrárias e Ambientais 2018 (SICAA) engloba os seguintes eventos:
Os dois eventos combinados constituem um rico fórum de discussão que abordará temas relevantes das Ciências Agrárias e Ambientais, propiciando o confronto de ideias e o intercâmbio científico e tecnológico entre a comunidade acadêmica e profissionais e pesquisadores renomados não só de Monte Carmelo, como de todo Brasil. Essa iniciativa pode ser o diferencial na etapa de formação acadêmica dos alunos, promovendo a valorização das áreas de atuação profissional e despertando novos interesses nos estudantes e na comunidade em geral.
O SICAA é um evento anual, que gera uma publicação on-line com resumos em português.
Não são aceitos trabalhos em desenvolvimento (PROJETOS) ou revisões bibliográficas.
O trabalho deve obrigatoriamente ter a participação de um orientador.
Para submeter o trabalhar o autor deverá obrigatoriamente ter PAGO a inscrição.
Cada autor poderá submeter no máximo dois trabalhos, podendo ser um (01) resumo simples e um (01) expandido, ou dois (02) resumos simples ou dois (02) resumos expandidos.
Ao submeter o resumo, os autores estarão automaticamente autorizando a publicação nos Anais do Evento.
Durante a submissão, será necessário informar o e-mail de todos os autores do trabalho.
A Comissão Organizadora não se responsabiliza por erros ortográficos ou por revisão gramatical dos resumos, sendo o conteúdo científico e a redação do trabalho de inteira responsabilidade dos autores.
As apresentações serão em pôster, sendo que alguns trabalhos poderão ser selecionados para apresentação oral.
Coordenador geral: Eusímio Felisbino Fraga Júnior
Tesoureiro: Odair José Marques
Secretária geral: Ana Carolina Silva Siquieroli
Editor Anais: Andressa Giovannini Costa
Comissão Científica
Andressa Giovannini Costa
Gilberto Mendes
Renata Castoldi
Comissão de infraestrutura
Jardel Boscardin
Ana Carolina de Fátima Cardoso Nunes
Gustavo Dantas Silva
Gustavo Domingues Braga
João Paulo Sousa Borges
Joysse de Fátima Flores de Oliveira
Larissa de Oliveira Ramos
Laíce Souza Rabelo
Regina Marques Leite
Comissão financeira
Odair José Marques
Osvaldo Rettore Neto
Adriane de Andrade Silva
Gustavo Domingues Braga
Comissão de divulgação
Eliza Vieira Davi
Olívia Lopes
Comissão de logística de palestrantes
Amélia Guimarães Carvalho
Olívia Lopes
Comissão de secretaria
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Daniela Nunes
Vanessa Terra
Blenda Marques Bitencourt
Jaqueline da Silva Souza
Comissão de bem estar social
Cinara Xavier de Almeida
Ana Carolina de Fátima Cardoso Nunes
Apoio: Prefeitura Universitária
Mary Ann Garcia
Revisores ad hoc
Adriane A Silva
Alvaro Soares
Ana Carolina Siqueiroli
Andressa Giovannini Costa
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Eusimio Fraga
Everson Carvalho
Gilberto O Mendes
Hamilton Kikuti
Ismarley L H Morais
Jair R do Prado
Jardel Boscardin
Laíce Souza Rabelo
Lucas Silva de Faria
Luziane Ribeiro Indjai.
Mara A Soares
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Odair José Marques
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Instituto de Ciências Agrárias - ICIAG
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Os Anais dos eventos anteriores também estão no link abaixo.