O cultivo e produtividade do abacateiro na região do cerrado tem enfrentado desafios relacionados ao clima. As oscilações de temperatura, luminosidade, fotoperíodo e umidade impactam de forma decisiva as fenofases de desenvolvimento da planta. O desbalanço hormonal e nutricional impostos durante o período de outono e inverno (indutivo para floração) e consequentemente a amplitude de variação de temperatura e umidade relativa registradas durante a expressão floral (inverno e início de primavera) prejudicam o pegamento dos frutos no pós-antese. Nesta pesquisa objetivou-se a identificação de parâmetros morfofisiológicos que permitam qualificar a indução floral da cultura. As avaliações ocorreram em maio de 2018 na plantação comercial estabelecida na Fazenda Momose, situada no distrito de Celso Bueno-MG. Foram avaliadas as variedades Hass e Fortuna em idade reprodutiva. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, com duas variedades e três repetições, observando-se os quatro pontos cardeais. Foram avaliadas as medidas de diâmetro e comprimento das gemas principais dos ramos, espessura e teor de clorofila da última folha expandida do ramo. A variedade Fortuna, de acordo com as dimensões da gema (diâmetro 6,60 e comprimento 8,74 mm), espessura das folhas (0,33 mm) e teor de clorofila (SPAD=53,20), continua a canalização de recursos para crescimento vegetativo, com o nitrogênio direcionado para crescimento das gemas. Na variedade Hass a gema apresenta diâmetro de 4,82 mm e comprimento de 5,87 mm. As folhas são menos espessas (0,29 mm) e o nitrogênio é preservado na folha com maior teor de clorofila (SPAD=62,85). O teor de clorofila é um indicativo de que a variedade está em estádio mais avançado de indução floral. Assim, o teor de SPAD e o tamanho da gema avaliados durante o período indutivo constituem-se bons indicadores do estádio fenológico das variedades avaliadas.
O Simpósio de Ciências Agrárias e Ambientais 2018 (SICAA) engloba os seguintes eventos:
Os dois eventos combinados constituem um rico fórum de discussão que abordará temas relevantes das Ciências Agrárias e Ambientais, propiciando o confronto de ideias e o intercâmbio científico e tecnológico entre a comunidade acadêmica e profissionais e pesquisadores renomados não só de Monte Carmelo, como de todo Brasil. Essa iniciativa pode ser o diferencial na etapa de formação acadêmica dos alunos, promovendo a valorização das áreas de atuação profissional e despertando novos interesses nos estudantes e na comunidade em geral.
O SICAA é um evento anual, que gera uma publicação on-line com resumos em português.
Não são aceitos trabalhos em desenvolvimento (PROJETOS) ou revisões bibliográficas.
O trabalho deve obrigatoriamente ter a participação de um orientador.
Para submeter o trabalhar o autor deverá obrigatoriamente ter PAGO a inscrição.
Cada autor poderá submeter no máximo dois trabalhos, podendo ser um (01) resumo simples e um (01) expandido, ou dois (02) resumos simples ou dois (02) resumos expandidos.
Ao submeter o resumo, os autores estarão automaticamente autorizando a publicação nos Anais do Evento.
Durante a submissão, será necessário informar o e-mail de todos os autores do trabalho.
A Comissão Organizadora não se responsabiliza por erros ortográficos ou por revisão gramatical dos resumos, sendo o conteúdo científico e a redação do trabalho de inteira responsabilidade dos autores.
As apresentações serão em pôster, sendo que alguns trabalhos poderão ser selecionados para apresentação oral.
Coordenador geral: Eusímio Felisbino Fraga Júnior
Tesoureiro: Odair José Marques
Secretária geral: Ana Carolina Silva Siquieroli
Editor Anais: Andressa Giovannini Costa
Comissão Científica
Andressa Giovannini Costa
Gilberto Mendes
Renata Castoldi
Comissão de infraestrutura
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Gustavo Domingues Braga
João Paulo Sousa Borges
Joysse de Fátima Flores de Oliveira
Larissa de Oliveira Ramos
Laíce Souza Rabelo
Regina Marques Leite
Comissão financeira
Odair José Marques
Osvaldo Rettore Neto
Adriane de Andrade Silva
Gustavo Domingues Braga
Comissão de divulgação
Eliza Vieira Davi
Olívia Lopes
Comissão de logística de palestrantes
Amélia Guimarães Carvalho
Olívia Lopes
Comissão de secretaria
Ana Carolina Silva Siquieroli
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Vanessa Terra
Blenda Marques Bitencourt
Jaqueline da Silva Souza
Comissão de bem estar social
Cinara Xavier de Almeida
Ana Carolina de Fátima Cardoso Nunes
Apoio: Prefeitura Universitária
Mary Ann Garcia
Revisores ad hoc
Adriane A Silva
Alvaro Soares
Ana Carolina Siqueiroli
Andressa Giovannini Costa
André L Firmino
Antonio Jose V Zanuncio
Cinara X.Almeida
Edson A Santos
Eusimio Fraga
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Gilberto O Mendes
Hamilton Kikuti
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Jardel Boscardin
Laíce Souza Rabelo
Lucas Silva de Faria
Luziane Ribeiro Indjai.
Mara A Soares
Maria G Vasconcelos
Odair José Marques
Olívia Lopes
Osvaldo Rettore
Paula Cristina Natalino Rinaldi
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Renan Zampiroli
Renata Castoldi
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Os Anais dos eventos anteriores também estão no link abaixo.