O objetivo geral deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento vegetativo de Cynodon ssp. cultivada no início do período chuvoso, em um solo de cerrado (Alto Paraníba/MG), com diferentes doses de N (0 kg ha-1, 50 kg ha-1, 100 kg ha-1, 150 kg ha-1, 200 kg ha-1), aplicada via em todos os tratamentos, definindo a melhor dose que proporciona a máxima produção da forrageira e melhor teor de proteína bruta. O experimento realizado nas dependências da UFU, campus Monte Carmelo, sob um ambiente protegido. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado (DIC), com 5 tratamentos e 6 repetições, sendo 4 doses de nitrogênio e o controle (testemunha). Cada parcela é composta por 6 vasos da forrageira, sendo que cada recipiente tem a capacidade de 5 litros e um raio de 10 centímetros.. A adubação foi realizada via fertirrigação, sendo que o momento da aplicação ocorrerá após o pastejo (corte), onde foi diluída a ureia em água (CO(NH2)2) com ajuste para cada tratamento, considerando que a uréia contém 45% de nitrogênio(N). As irrigações foram realizadas por meio de dosagens d´agua manualmente nos vasos, com um dosador d´agua, em relação a evapotranspiração do tanque classe``A´´, instalado nas dependências do presente experimento. Foi avaliado desenvolvimento inicial, velocidade de brotação após pastejo ou corte, matéria verde, matéria seca, e raiz da forrageira. Os dados finais obtidos à análise estatística com nível de significância de 5%. Após a verificação da significância da ANOVA, foi utilizado o teste de Scott-Knott para comparações múltiplas entre as médias de tratamentos, utilizando o software ASSISTAT 7.7. No período do experimento, o consumo médio de água foi a lâmina de 75% e 100%, sendo que não ouve diferença significativa entre as lâminas. Houve diferenças significativas entre os tratamentos nas médias dos cortes quanto aos tratamentos estudados, sendo assim a adubação de 200 kg ha-1 promoveu um acumulo de matéria verde, seca e de proteína bruta(por meio de análise bromatologica), sendo muito superior as demais dosagens testadas, e todas as dosagens se diferenciaram com melhores resultados, quanto comparadas á testemunha.
O Simpósio de Ciências Agrárias e Ambientais 2018 (SICAA) engloba os seguintes eventos:
Os dois eventos combinados constituem um rico fórum de discussão que abordará temas relevantes das Ciências Agrárias e Ambientais, propiciando o confronto de ideias e o intercâmbio científico e tecnológico entre a comunidade acadêmica e profissionais e pesquisadores renomados não só de Monte Carmelo, como de todo Brasil. Essa iniciativa pode ser o diferencial na etapa de formação acadêmica dos alunos, promovendo a valorização das áreas de atuação profissional e despertando novos interesses nos estudantes e na comunidade em geral.
O SICAA é um evento anual, que gera uma publicação on-line com resumos em português.
Não são aceitos trabalhos em desenvolvimento (PROJETOS) ou revisões bibliográficas.
O trabalho deve obrigatoriamente ter a participação de um orientador.
Para submeter o trabalhar o autor deverá obrigatoriamente ter PAGO a inscrição.
Cada autor poderá submeter no máximo dois trabalhos, podendo ser um (01) resumo simples e um (01) expandido, ou dois (02) resumos simples ou dois (02) resumos expandidos.
Ao submeter o resumo, os autores estarão automaticamente autorizando a publicação nos Anais do Evento.
Durante a submissão, será necessário informar o e-mail de todos os autores do trabalho.
A Comissão Organizadora não se responsabiliza por erros ortográficos ou por revisão gramatical dos resumos, sendo o conteúdo científico e a redação do trabalho de inteira responsabilidade dos autores.
As apresentações serão em pôster, sendo que alguns trabalhos poderão ser selecionados para apresentação oral.
Coordenador geral: Eusímio Felisbino Fraga Júnior
Tesoureiro: Odair José Marques
Secretária geral: Ana Carolina Silva Siquieroli
Editor Anais: Andressa Giovannini Costa
Comissão Científica
Andressa Giovannini Costa
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Comissão de infraestrutura
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Ana Carolina de Fátima Cardoso Nunes
Gustavo Dantas Silva
Gustavo Domingues Braga
João Paulo Sousa Borges
Joysse de Fátima Flores de Oliveira
Larissa de Oliveira Ramos
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Regina Marques Leite
Comissão financeira
Odair José Marques
Osvaldo Rettore Neto
Adriane de Andrade Silva
Gustavo Domingues Braga
Comissão de divulgação
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Comissão de logística de palestrantes
Amélia Guimarães Carvalho
Olívia Lopes
Comissão de secretaria
Ana Carolina Silva Siquieroli
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Vanessa Terra
Blenda Marques Bitencourt
Jaqueline da Silva Souza
Comissão de bem estar social
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Revisores ad hoc
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Antonio Jose V Zanuncio
Cinara X.Almeida
Edson A Santos
Eusimio Fraga
Everson Carvalho
Gilberto O Mendes
Hamilton Kikuti
Ismarley L H Morais
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Jardel Boscardin
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