AVALIAÇÃO DE LINHAGENS DE FEIJOEIRO-COMUM CULTIVADOS SOB ESTRESSE DE FÓSFORO PARA O CULTIVO ORGÂNICO

  • Autor
  • Maria Clara Gabriel Silva
  • Co-autores
  • Douglas José Marques
  • Resumo
  •  

    O desenvolvimento de cultivares de feijoeiro comum é uma das alternativas para reduzir o consumo de fertilizantes fosfatados em sistema orgânico de produção. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo principal avaliar cultivares de feijoeiro comum com adaptação a falta de fósforo (P) no sistema orgânico sobre aspectos químicos e produtivos. O experimento foi conduzido em casa de vegetação no Campo Demonstrativo e Experimental. As cultivares foram conduzidas em vaso com 10 dm3 de solo classificado como Latossolo Vermelho Distrófico (LVd) de textura argilosa. O solo foi coletado e amostrado a uma profundidade de 0 a 20 cm, e enviado ao laboratório para análise química e física. Foram feitos os devidos cálculos de correção de acidez e de adubação para macronutrientes e micronutrientes, estes seguindo as recomendações para vaso. Foi utilizado como fonte de P superfosfato simples, com os seguintes teores de nutrientes: P2O5 18%, S 10% e Ca 18%. Os dados foram submetidos à análise de variância e teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade. Desvios padrões foram calculados e aplicados com os estimadores de regressão e de correlação, quando pertinentes, (Pearson ou Spearman) usando o software SAS. O delineamento experimental compreendeu esquema fatorial com quatro cultivares de feijoeiro comum, tolerantes e sensíveis à deficiência de P (#UFU1; #UFU2, #UFU3 e #UFU4) e duas concentrações de P (controle: 300 mg.kg solo e deficiência severa: 150 mg.kg solo), com quatro repetições. Durante a pesquisa foram analisados os teores de P no solo e na planta e a produtividade. Os resultados para os teores de P extrator Mehlich1, Remanescente e Total para o tratamento controle (18; 9,6 e 1603 mg kg vaso), já para o tratamento deficiência severa foram (47,5; 9,7 e 1666 mg kg vaso). As cultivares de feijoeiro comum #UFU3 e #UFU4 apresentaram maior produtividade nas diferentes condições de P controle, com produtividade (60 e 61 g planta vaso-1), e deficiência severa com produtividade (55 e 56 g planta vaso-1) respectivamente. Concluiu-se com a pesquisa que as cultivares #UFU3 e #UFU4 apresentaram maior tolerância ao P deficiência severa podendo ser utilizada em condições de sistema orgânico de produção.

     

  • Palavras-chave
  • cultivares adaptadas, deficiência nutricional, sementes de feijão.
  • Área Temática
  • Tecnologias inovadoras para os sistemas produtivos agrícolas
Voltar Download

O Simpósio de Ciências Agrárias e Ambientais 2023 (SICAA) constitue um rico fórum de discussão que abordará temas relevantes das Ciências Agrárias e Ambientais, propiciando o confronto de ideias e o intercâmbio científico e tecnológico entre a comunidade acadêmica e profissionais e pesquisadores renomados não só de Monte Carmelo, como de todo Brasil. Essa iniciativa pode ser o diferencial na etapa de formação acadêmica dos alunos, promovendo a valorização das áreas de atuação profissional e despertando novos interesses nos estudantes e na comunidade em geral.

Este ano, ano comemorativo, especial, onde o SICAA completará sua décima edição. O maior e mais tradicional evento técnico-cientí­fico do campus. Desde a sua primeira edição, realizada em 2013, reúne um número expressivo de profissionais de pesquisa, ensino e extensão, produtores, empresários e empresas públicas e privadas direta e indiretamente interessadas neste setor do agronegócio brasileiro, que vem se transformando numa das principais fontes de renda do país.

Durante o evento, por meio de uma exposição, palestras, mesas-redondas, minicursos, visitas técnicas e apresentação de trabalhos científicos, serão divulgados e discutidos temas relevantes para o setor agroflorestal mineiro e brasileiro, proporcionando o intercâmbio de importantes informações entre os agentes envolvidos, tais como pesquisadores, professores, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação, produtores e técnicos de empresas públicas, privadas e outras instituições que trabalham para o desenvolvimento do setor.

 FEAGRO é uma realização anual, sempre em parceria e junto à programação do SICAA, que é realizado sempre no segundo semestre (outubro/novembro) de cada ano, no Campus da UFU em Monte Carmelo. Com orgulho estamos sediados nesta cidade, e possuímos a meta de fortalecer parcerias e promover a inclusão, dentro do ambiente  Universitário, de empresas que irão apresentar ferramentas de transformação, comercialização, gerenciamento, nutrição e manejos avançados para todos os setores ligados à cadeia produtiva. A feira será mais uma oportunidade de apresentar ao produtor rural e estudantes novas agrotecnologias e tendencias adequadas a realidade da região.

OBJETIVOS: Atingir um público altamente qualificado, formado por sua maioria de Produtores rurais e consultores da área agrícola e florestal e, acadêmicos em formação agrária e ambiental de toda a região. 

FOCO: Trazer empresas voltadas para apresentação de inovações tecnológicas por profissionais qualificados do mercado em diferentes segmentos.

ESTRUTURA: SEIS ESTAÇÕES: Será desenvolvido um circuito que passará pelas 6 estações da FEAGRO. Cada estação receberá a visita de grupos de 30 pessoas à cada 30 minutos para apresentação de seus produtos. Essa etapa será realizada na parte da manhã. Será fornecido ao público um café da manhã (Café, suco, pão de queijo e bolo) e almoço (cardápio a ser contratado, mas com no mínimo uma opção de salada, carne, arroz e feijão tropeiro ou tutu e refrigerante) ao final da feira. A tarde a estrutura poderá ser mantida para as rodadas de negócios com grupos menores e agendados por cada empresa.

Estações da Feira de Ciências e Tecnologias

  • Bioturfa – Fertilizantes Organominerias de Matriz Orgânica
  • Lallemand Plant Care – Bioestimulação, Biofertilização e proteção de plantas e biocontrole.
  • Bayer – Produtos e soluções voltadas para a proteção de cultivos com soluções especiais para a cafeicultura;
  • Retiro da Roça – Revenda com diversos parceiros para o desenvolvimento das principais culturas agrícolas da região, armazenamento de grãos e Nutrição Animal;
  • Koppert – produtos e soluções de controle de pragas e doenças e promoção de crescimento das plantas em parceria com a natureza.
  • Nutrins – Aditivos e fertilizantes botânicos e foliares
  • Arttech- Concessionária Elite STHIL, soluções para venda, conserto e insumos de maquinários de pequeno e médio porte. Também Parceiro de Revenda e assitencia técnica Makita.
  • Autus Chevrolet – Caminhonetes e utilitários para o produtor Rural e diversos canias de comercialização – Compra- Venda- Troca e Consórcios em condições especiais para A FEAGRO.
  • ConCampo JR - Empresa de Assistência Técnica - Soluções em Pesquisa e Desenvolvimento de produtos, Organização de Cursos e Palestras de formação para a Agropecuária e Consultoria Agrícola
  • Reforest Jr – Empresa de Assistência Técnica e Consultoria – Com soluções em inventários Florestais, Areas de Preservação Permanente e Cultivos Florestais.

 

INSTRUÇÕES GERAIS

  • Para apresentação do trabalho, o apresentador deverá, obrigatoriamente, estar entre os autores. O valor da inscrição no evento deverá estar pago.
  • Cada autor poderá submeter no máximo dois trabalhos, podendo ser 01 resumo simples e 01 expandido, ou 02 resumos simples ou dois resumos expandidos.
  • O trabalho que não atender as normas do evento (modelo, configuração de página, números de páginas etc.) será automaticamente rejeitado, sem direito à revisão. Sugere-se a utilização do modelo para a elaboração do resumo. Anexar no formato .DOC ou DOCX (word).
  • Serão aceitos apenas trabalhos originais, resultantes de pesquisa de campo ou da análise de dados secundários. Não serão aceitos, em hipótese alguma, artigos de revisão de literatura (bibliográfica).
  • Ao submeter o resumo, os autores estarão automaticamente autorizando a publicação nos Anais do Evento.
  • Durante a submissão, os e-mails de todos os autores do trabalho deverão ser informados. Isso é fundamental para emissão dos certificados e comunicação da comissão organizadora com os autores.
  • A comissão organizadora não se responsabiliza por erros ortográficos ou por revisão gramatical dos resumos, sendo o conteúdo científico e a redação do trabalho de inteira responsabilidade dos autores.
  • Ciências Biológicas
  • Ciências do Solo
  • Ciências Florestais
  • Engenharia Agrícola
  • Fitossanidade
  • Fitotecnia
  • Extensão rural
  • Produção animal
  • Ciências Ambientais
  • Tecnologias inovadoras para os sistemas produtivos agrícolas

Editoração e organização

Andressa Giovannini Costa

Gleice Aparecida de Assis

Izabele Domingues Soares Miranda 

Lidiomar Soares da Costa

Rodrigo Otávio Veiga de Miranda 

Tatiane Melo de Lima

 

Revisor Adhoc

Adriana Tiemi Nakamura

Adriane de Andrade Silva

Alisson Souza de Oliveira

Allana Katiussya Silva Pereira

Amelia Guimaraes Carvalho

Andréa Lucília Pereira da Silva

Camila Sarto

Cinara Xavier de Almeida

Denyse Cássia de Maria Sales

Douglas da Silva Santos

Edson Simão

Eduardo Rogerio Favaro

Fernando Luiz de Paula Santil

Franscinely Aparecida de Assis

Guilherme Estevam Tanaka

Hamilton Kikuti

Hugo Cesar Rodrigues Moreira Catão

Izabele Domingues Soares Miranda

Jacqueline Bonfim e Cândido

Jardel Boscardin

Jordhanna Marilia Silva

Jose Geraldo Mageste da Silva

Letícia Gonçalves do Nascimento

Lidiomar Soares da Costa

Marco Iony dos Santos Fernandes

Maria da Graça Vasconcelos

Nívea Maria Mafra Rodrigues

Odair José Marques

Osvaldo Rettore Neto

Paula Cristina Natalino Rinaldi

Regina Maria Gomes

Renata Castoldi

Tatiane Melo de Lima

Vânia de Fátima Lemes de Miranda

Wedisson Oliveira Santos

DUVIDAS, SUGESTÕES E INFORMAÇÕES

sicaaufu@gmail.com

Comissão Docente

Amélia Guimarães Carvalho (Logistica)

Adriane de Andrade Silva (FEAGRO)

Alvaro Augusto Vieira Soares (Cerimonial)

Andressa Giovannini Costa (Coordenação Geral)

Bruno Sérgio Vieira (FEAGRO)

Daniele Aparecida Alvarenga Arriel (Financeira)

Drausio Honorio Morais (Editais)

Edson Aparecido dos Santos (Financeira)

Gleice Aparecida de Assis (Cientifica)

Izabele Domingues Soares Miranda (Cientifica)

Jaqueline Bomfim e Cândido (Infraestrutura)

Lidiomar Soares da Costa (Cientifica e Infraestrutura)

Luciano Cavalcante de Jesus França (Comunicação e Divulgação)

Milton Serpe De Meira Junior (Financeira)

Olívia Pereira Lopes (Comunicação e Divulgação)

Regina Maria Gomes (Logistica)

Rodrigo Otávio Veiga de Miranda (Financeira e Cientifica)

Tatiane Melo de Lima (Cientifica)

Vânia de Fátima Lemes de Miranda (Infraestrutura)

 

Comissão Dicente

Alexandre Jutin da costa filho

Ana Clara Tavares Canedo

Ana Flávia Fernandes

Ana Laura Bernardes Moreira

Antonio Alves da Silva Junior

Antonio Augusto Ananias Martins

Beatriz Monteiro Ballador

Bruno Eduardo Caetano Campos da Silva Pinheiro

Douglas Adelson Gonçalves da silva

Gabriel Fernades Laverdi

Gabriela Saraiva Martins

Giovana sgalla

HellenCassia Ribeiro Martins

Henrique Scrideli Stefanoni

Iara Sabrine Rodrigues de Sousa

Isabella de Oliveira Fonseca

Isadora Rodrigues Damascena

Iury pattryck Soares Rocha

Izadora Gonçalves Naves

Jeferson Pereira de Oliveira

Joao Gabriel de Freitas Rodrigues

Lara Vitoria Dias Pagliarani

Lauane Alves Oliveira

Lauren Augusta Rodrigues Mendes

Livia Monteiro Ballador

Lorrayne Maria Rodrigues Malta

Marcus Vinícius de Mattos Bortonio

Maria Gabriele Pereira Gomes

Mariana Alamy Freitas

Mateus Tondini Castanheira

Milene Borges Campos

Murilo Valbusa Pelá

Neidiele Martins de Souza

Paulo Henrique Ferrari Lacerra

Pedro Negrini

Rayana Cristina Sevilha

Renato Alves Daniel

Shayane Ferreira Silva Pereira

Thiago Cunha de Oliveira

Victor Humberto Ribeiro de Oliveira