O cultivo de milho safrinha é responsável por grande parte da produção do grão em território nacional, devido à escassez hídrica entre os meses de março e agosto a irrigação tem se tornado uma ferramenta fundamental para alcançar a produtividade desejada pelo agricultor. No quesito nutricional, o nitrogênio é absorvido em maior quantidade durante o seu ciclo, logo, faz-se necessário entender o comportamento deste ao longo do desenvolvimento fenológico da cultura juntamente com as novas tecnologias proporcionadas pela irrigação como a fertirrigação, que consiste na aplicação de fertilizantes através do sistema de irrigação. Neste âmbito, o trabalho objetivou estudar diferentes métodos de aplicação de nitrogênio, sendo eles via adubação convencional de cobertura e fertirrigação, além de diferentes épocas de aplicação. O trabalho foi realizado na Universidade Federal de Uberlândia campus Monte Carmelo, onde as características do sistema de irrigação e da área experimental eram com tubos gotejadores a 0,23 m de profundidade, 0,90 m entre tubos e 0,50 m entre gotejadores, vazão de 1 L h-1, em Latossolo Vermelho com 47,8% de argila. Os tratamentos foram dispostos em blocos casualizados com seis repetições, sendo estes: adubação via fertirrigação com três aplicações fracionadas entre V4 e V8; fracionamento com cinco aplicações entre V4 e VT; adubação via cobertura com 50% da dose total feita em V4 e os demais 50% fracionados em duas aplicações via fertirrigação em V6 e V8; aplicação total via cobertura sem irrigação e aplicação total via cobertura com irrigação. O plantio foi realizado no dia 6 de março de 2023 em sistema de plantio direto. Foram avaliados no estádio VT as seguintes características: índice de área foliar (IAF); altura de plantas; altura de inserção da primeira espiga e diâmetro de caule. Entretanto, somente as duas primeiras variáveis avaliadas tiveram diferenças estatísticas entre os tratamentos, que foram submetidos ao teste F ao nível de 5% de significância. O tratamento 4 (não irrigado) se mostrou inferior aos demais, com IAF sendo 0,842 menor em relação a média dos tratamentos irrigados e a altura de plantas sendo 19,09 centímetros menor que a média dos tratamentos irrigados.
O Simpósio de Ciências Agrárias e Ambientais 2023 (SICAA) constitue um rico fórum de discussão que abordará temas relevantes das Ciências Agrárias e Ambientais, propiciando o confronto de ideias e o intercâmbio científico e tecnológico entre a comunidade acadêmica e profissionais e pesquisadores renomados não só de Monte Carmelo, como de todo Brasil. Essa iniciativa pode ser o diferencial na etapa de formação acadêmica dos alunos, promovendo a valorização das áreas de atuação profissional e despertando novos interesses nos estudantes e na comunidade em geral.
Este ano, ano comemorativo, especial, onde o SICAA completará sua décima edição. O maior e mais tradicional evento técnico-científico do campus. Desde a sua primeira edição, realizada em 2013, reúne um número expressivo de profissionais de pesquisa, ensino e extensão, produtores, empresários e empresas públicas e privadas direta e indiretamente interessadas neste setor do agronegócio brasileiro, que vem se transformando numa das principais fontes de renda do país.
Durante o evento, por meio de uma exposição, palestras, mesas-redondas, minicursos, visitas técnicas e apresentação de trabalhos científicos, serão divulgados e discutidos temas relevantes para o setor agroflorestal mineiro e brasileiro, proporcionando o intercâmbio de importantes informações entre os agentes envolvidos, tais como pesquisadores, professores, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação, produtores e técnicos de empresas públicas, privadas e outras instituições que trabalham para o desenvolvimento do setor.
FEAGRO é uma realização anual, sempre em parceria e junto à programação do SICAA, que é realizado sempre no segundo semestre (outubro/novembro) de cada ano, no Campus da UFU em Monte Carmelo. Com orgulho estamos sediados nesta cidade, e possuímos a meta de fortalecer parcerias e promover a inclusão, dentro do ambiente Universitário, de empresas que irão apresentar ferramentas de transformação, comercialização, gerenciamento, nutrição e manejos avançados para todos os setores ligados à cadeia produtiva. A feira será mais uma oportunidade de apresentar ao produtor rural e estudantes novas agrotecnologias e tendencias adequadas a realidade da região.
OBJETIVOS: Atingir um público altamente qualificado, formado por sua maioria de Produtores rurais e consultores da área agrícola e florestal e, acadêmicos em formação agrária e ambiental de toda a região.
FOCO: Trazer empresas voltadas para apresentação de inovações tecnológicas por profissionais qualificados do mercado em diferentes segmentos.
ESTRUTURA: SEIS ESTAÇÕES: Será desenvolvido um circuito que passará pelas 6 estações da FEAGRO. Cada estação receberá a visita de grupos de 30 pessoas à cada 30 minutos para apresentação de seus produtos. Essa etapa será realizada na parte da manhã. Será fornecido ao público um café da manhã (Café, suco, pão de queijo e bolo) e almoço (cardápio a ser contratado, mas com no mínimo uma opção de salada, carne, arroz e feijão tropeiro ou tutu e refrigerante) ao final da feira. A tarde a estrutura poderá ser mantida para as rodadas de negócios com grupos menores e agendados por cada empresa.
Estações da Feira de Ciências e Tecnologias
INSTRUÇÕES GERAIS
Editoração e organização
Andressa Giovannini Costa
Gleice Aparecida de Assis
Izabele Domingues Soares Miranda
Lidiomar Soares da Costa
Rodrigo Otávio Veiga de Miranda
Tatiane Melo de Lima
Revisor Adhoc
Adriana Tiemi Nakamura
Adriane de Andrade Silva
Alisson Souza de Oliveira
Allana Katiussya Silva Pereira
Amelia Guimaraes Carvalho
Andréa Lucília Pereira da Silva
Camila Sarto
Cinara Xavier de Almeida
Denyse Cássia de Maria Sales
Douglas da Silva Santos
Edson Simão
Eduardo Rogerio Favaro
Fernando Luiz de Paula Santil
Franscinely Aparecida de Assis
Guilherme Estevam Tanaka
Hamilton Kikuti
Hugo Cesar Rodrigues Moreira Catão
Izabele Domingues Soares Miranda
Jacqueline Bonfim e Cândido
Jardel Boscardin
Jordhanna Marilia Silva
Jose Geraldo Mageste da Silva
Letícia Gonçalves do Nascimento
Lidiomar Soares da Costa
Marco Iony dos Santos Fernandes
Maria da Graça Vasconcelos
Nívea Maria Mafra Rodrigues
Odair José Marques
Osvaldo Rettore Neto
Paula Cristina Natalino Rinaldi
Regina Maria Gomes
Renata Castoldi
Tatiane Melo de Lima
Vânia de Fátima Lemes de Miranda
Wedisson Oliveira Santos
DUVIDAS, SUGESTÕES E INFORMAÇÕES
sicaaufu@gmail.com
Comissão Docente
Amélia Guimarães Carvalho (Logistica)
Adriane de Andrade Silva (FEAGRO)
Alvaro Augusto Vieira Soares (Cerimonial)
Andressa Giovannini Costa (Coordenação Geral)
Bruno Sérgio Vieira (FEAGRO)
Daniele Aparecida Alvarenga Arriel (Financeira)
Drausio Honorio Morais (Editais)
Edson Aparecido dos Santos (Financeira)
Gleice Aparecida de Assis (Cientifica)
Izabele Domingues Soares Miranda (Cientifica)
Jaqueline Bomfim e Cândido (Infraestrutura)
Lidiomar Soares da Costa (Cientifica e Infraestrutura)
Luciano Cavalcante de Jesus França (Comunicação e Divulgação)
Milton Serpe De Meira Junior (Financeira)
Olívia Pereira Lopes (Comunicação e Divulgação)
Regina Maria Gomes (Logistica)
Rodrigo Otávio Veiga de Miranda (Financeira e Cientifica)
Tatiane Melo de Lima (Cientifica)
Vânia de Fátima Lemes de Miranda (Infraestrutura)
Comissão Dicente
Alexandre Jutin da costa filho
Ana Clara Tavares Canedo
Ana Flávia Fernandes
Ana Laura Bernardes Moreira
Antonio Alves da Silva Junior
Antonio Augusto Ananias Martins
Beatriz Monteiro Ballador
Bruno Eduardo Caetano Campos da Silva Pinheiro
Douglas Adelson Gonçalves da silva
Gabriel Fernades Laverdi
Gabriela Saraiva Martins
Giovana sgalla
HellenCassia Ribeiro Martins
Henrique Scrideli Stefanoni
Iara Sabrine Rodrigues de Sousa
Isabella de Oliveira Fonseca
Isadora Rodrigues Damascena
Iury pattryck Soares Rocha
Izadora Gonçalves Naves
Jeferson Pereira de Oliveira
Joao Gabriel de Freitas Rodrigues
Lara Vitoria Dias Pagliarani
Lauane Alves Oliveira
Lauren Augusta Rodrigues Mendes
Livia Monteiro Ballador
Lorrayne Maria Rodrigues Malta
Marcus Vinícius de Mattos Bortonio
Maria Gabriele Pereira Gomes
Mariana Alamy Freitas
Mateus Tondini Castanheira
Milene Borges Campos
Murilo Valbusa Pelá
Neidiele Martins de Souza
Paulo Henrique Ferrari Lacerra
Pedro Negrini
Rayana Cristina Sevilha
Renato Alves Daniel
Shayane Ferreira Silva Pereira
Thiago Cunha de Oliveira
Victor Humberto Ribeiro de Oliveira