PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

  • Autor
  • Cecília Nascimento Arruda
  • Co-autores
  • Claudyvanne dos Santos Nascimento Silva , Ceuline Maria Medeiros Santiago , Daniele Andrade da Cunha , Dayse Dutra Leite , Denilson Bezerra Marques
  • Resumo
  • Palavras-chave
  • Pós-graduação stricto sensu, Autoavaliação, Universidade Federal de Pernambuco, Pró-reitoria de Pós-graduação (ProPG), Comissão Própria de Avaliação (CPA).
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Relatos de experiência sobre autoavaliação institucional: metodologias, estratégias de comunicação, resultados e demais atividades
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A fim de contribuir com a formação, a mobilização e a sensibilização da Comunidade Universitária, a Comissão Própria de Avaliação da UFRPE optou por oportunizar espaços de discussão sobre a avaliação institucional. Dessa necessidade, nasceu o I Simpósio sobre Autoavaliação Institucional, ocorrido em 2018, o qual elegeu como tema “A autoavaliação para o planejamento e para a gestão institucional”. O principal objetivo do Simpósio foi estreitar a relação entre os resultados das avaliações institucionais e os processos de planejamento e gestão institucional, para isso foram apresentados os novos instrumentos de Avaliação Institucional Externa, definidos pelo MEC em 2017.
Para dar continuidade às atividades de formação, em 2019 a CPA realizou o II Simpósio sobre Avaliação Institucional com o tema “A autoavaliação na ordem do dia: graduação e pós-graduação”. O objetivo do Simpósio foi dividir experiências no uso da autoavaliação em cursos de Graduação e da Pós-Graduação, esta última configurando a nova exigência da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Por fim, considerando o presente momento vivido referente à Covid-19, a CPA realizará o III Simpósio sobre Avaliação Institucional em um novo formato e discutirá a “Avaliação, inovação e comunicação em tempos de pandemia”. Esse tema contribuirá para dividirmos experiências de reinvenção, novas formas de fazer e comunicar a autoavaliação nas instituições de ensino.

Apresentações através da plataforma de streaming YouTube

Apresentação de trabalhos
Artigo 1 - Contextualizando as formas de avaliar em tempos de pandemia causada pela covid-19. Autores (as): Fábia Geisa Amaral Silva, Marcel Pereira Pordeus, Janiele Torres de Matos Amora, Janevane da Silva de Castro, Iana Paola Monte Freire.
Artigo 2 - Inovação e transformação digital do processo de autoavaliação da Universidade Federal Rural de Pernambuco durante a pandemia da covid-19. Autores (as): José Pereira do Canto, Isabelle Thaís Barbosa Brasileiro, Gabriela Pinheiro de Santana.
Artigo 3 - O engajamento acadêmico em tempos de pandemia no ensino superior privado. Autores (as): Michelle Pinheiro
Artigo 4 - Processo de institucionalização da autoavaliação dos programas de pós-graduação na Universidade Federal de Pernambuco. Autores (as): Cecília Nascimento Arruda, Dayse Dutra Leite, Daniele Andrade da Cunha, Ceuline Maria Medeiros Santiago, Claudyvanne dos Santos Nascimento Silva, Denilson Bezerra Marques.
Artigo 5 - Entre diálogos, escutas e resiliências: quem é você na quarentena? Autores (as): Isabel Cristina Pereira de Oliveira, Carlos Antônio Pereira Gonçalves Filho.

Acesse aqui a programação completa: https://bit.ly/ProgramacaoIIISimposio

NORMAS GERAIS


FORMATAÇÃO DO TRABALHO*

Estrutura do artigo (título, resumo, palavras-chave, introdução, metodologia, resultados, considerações finais, referências);
Título (até 20 palavras, centralizado e em maiúsculo), Resumo (português, até 200 palavras), palavras-chave (até 5, separadas por ;);
Número de páginas: entre 10 e 15 páginas;
Fonte: Times New Roman; Ta manho da fonte: 12 (para títulos e texto) e 10 (tabelas e quadros). Inserção títulos de tabelas, quadros e figuras na parte superior;
Espaço entre linhas: 1,5 cm; com 0,6cm após parágrafos;
Margens da página: 3 cm para margens superior e esquerda; 2 cm para margem inferior e direita. Tamanho A4.

Observância às normas 14724, 10520 e 6023 da ABNT:

a) Ilustrações, gráficos, tabelas, quadros, referências bibliográficas, anexos, apêndices e similares deverão estar contidos dentro dos limites máximos e mínimos de páginas, respeitando as Normas da ABNT 14724;
b) As citações deverão ser inseridas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor, a data de publicação e o número de página (quando for o caso), de acordo com o sistema de chamada autor-data, conforme detalhado na NBR10520 da ABNT;
c) As referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citado(s) deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com a NBR6023 da ABNT.

*modelo aqui


OBSERVAÇÕES

Deverão ser enviados dois arquivos para cada submissão de trabalho, sendo um com identificação dos autores e outro sem: Arquivo 1 (texto em word (doc ou docx) sem identificação dos autores); Arquivo 2 (texto em .pdf com identificação dos autores logo após o título – Nome, instituição e e-mail de cada autor – podendo ser até 5 autores (e co-autores);

Serão aceitos, para submissão, trabalhos com resultados originais ou revisões de literatura.
Área para submissão de trabalhos: 1- Relato e experiência sobre autoavaliação institucional: metodologia, estratégias de comunicação, resultados e demais atividades.
*Ao submeter os trabalhos deve-se escolher área temática.

Só serão aceitos trabalhos cujo o autor esteja inscrito no evento.

Será permitida a submissão de apenas 01 (um) trabalho por inscrição por autor e 02 (dois) para co-autores.

Trabalhos aceitos serão publicados nos anais do evento, comporão um E-book sobre Avaliação Institucional (com registro de ISBN) e receberão certificado de publicação.

Os melhores trabalhos selecionados, serão convidados para apresentação oral on-line.
O autor terá até 10 minutos para apresentar o trabalho em arquivo eletrônico, previamente enviado àcomissão científica.
Será conferido certificado de apresentação oral.

**Os autores aceitam que o CPA/UFRPE tenha plenos direitos sobre os trabalhos enviados, podendo incluí-los nos anais, imprimi-los e divulgá-los, sem o pagamento de qualquer remuneração.


DESINDENTIFICAÇÃO DE AUTOR

A identificação de autoria do trabalho deverá ser removida do arquivo submetido assim como da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo. Para remover as propriedades de autoria no documento Word deve-se seguir os seguintes passos:

a) Ir na pasta onde se encontra o arquivo e seleciona-lo com o botão direito do mouse clicando em "Propriedades".

b) Selecionar a aba "Detalhes" e clicar em "Remover Propriedades e Informações Pessoais".

c) Por fim, clicar em "Remover as seguinte propriedades deste arquivo:", selecionar todas as opções (pode-se clicar em "Selecionar Tudo") e selecionar "OK" nesta janela e na anterior.

  • Relatos de experiência sobre autoavaliação institucional: metodologias, estratégias de comunicação, resultados e demais atividades

Prof. Dr. Ademir Macedo Nascimento - UPE
Professor e Coordenador do Mestrado Profissional em Administração da UPE,  Pesquisador do Centro de Pesquisa Sino-Brasileiro do Instituto Confúcio, e Coordenador do Bacharelado em Administração Pública da UPE; Doutor em Administração (UFPE), Mestre em Gestão da Tecnologia e Inovação (UFS) e Administrador (CRA/PE).

Prof.ª Dra. Alessandra Carla Ceolin - UFRPE
Professora vinculada ao Departamento de Administração da UFRPE. Possui doutorado e Pós-doutorado em Agronegócios. Graduada e Mestra em Ciências da Computação.

Prof.ª Dra. Kátia Silva Cunha - UFPE
Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. 

Prof.ª Dra. Maria de Lara Moutta Calado de Oliveira - UFPE
Mestra em Engenharia de Produção e Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua como avaliadora do MEC/INEP, no credenciamento e Recredenciamento de Instituições de Ensino Superior.  

Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
http://www.ufrpe.br/
Comissão Própria de Avaliação - CPA
http://www.cpa.ufrpe.br
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos - CEP: 52171-900 - Recife/PE
Contatos: +55 (81) 33206059; cpa.proplan@ufrpe.br

Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
http://www.ufrpe.br/
Comissão Própria de Avaliação - CPA
http://www.cpa.ufrpe.br
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos - CEP: 52171-900 - Recife/PE
Contatos: +55 (81) 33206059; cpa.proplan@ufrpe.br

Periodicidade do evento: anual

Edição 1 - 2018
Edição 2 - 2019
Edição 3 - 2020

Comissão Organizadora Edição 3 - 2020
Presidente:
Isabel Cristina Pereira de Oliveira

Membros:
Betânia Cristina Guilherme
Carlos Antônio Pereira Gonçalves Filho
Gabriela Pinheiro de Santana
Isabelle Thais Barbosa Brasileiro
José Pereira do Canto
Maria Taciana Cavalcanti Vieira Soares
Rafaela Rodrigues Lins

III Simpósio sobre Avaliação Institucional 2020

INSCRIÇÕES: Site do evento

II Simpósio sobre Avaliação Institucional 2019

INSCRIÇÕES: Site - https://bit.ly/2CaDYEb

Registros: Cartaz; Imagens do evento 

I Simpósio sobre Avaliação Institucional 2018

INSCRIÇÕES: Via Google Forms

Registros:  Cartaz; Imagens do evento ; Convidado 1; Convidado 2; Convidado 3