PET Biologia e Educação: Construindo Saberes na Escola e na Sociedade

  • Autor
  • Bruna Garcia da Costa dos Santos
  • Co-autores
  • Thallys Duarte Esteves da Silva , Lavínia de Oliveira , Vinícius Bernardo de Oliveira , Lislie Gomes dos Reis Pereira , Ana Carolina Blasco , Carolina de Souza Pereira , Maria Clara Azevedo Mardegan , Marcos Vinícius de Sousa Bizarria , Luisa Affonso Silva , Luana Lima Rocha da Silva , João Gabriel Cezário Silva , Anelise Vieira Rosa Fernandes da Silva , Brenda Restani Galhardo , Maria Letícia Fonseca Rafaldini , Sandro Barbosa
  • Resumo
  • Introdução

    O Programa de Educação Tutorial tem como pilares fundamentais o tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão e o PET Ciências Biológicas desenvolve diversas atividades e projetos como a “Oficina de Compostagem”, “Produção de Material Didático”, “Praticando com Ciência” e minicursos voltados para o público universitário. O objetivo desses projetos é contribuir com o aprendizado do público, contribuindo na formação de um senso crítico mais apurado. 

    Métodos

    O Projeto Oficina de Compostagem consolida-se com apoio do Colégio CRA, em Alfenas, a fim de promover uma sensibilização e divulgação científica entre a sociedade e o meio acadêmico. Nessa perspectiva, propicia uma transformação social e enriquecimento de conhecimentos ecológicos sobre a importância da compostagem de resíduos orgânicos, atuando no conceito de desenvolvimento sustentável. O projeto Produção de Material Didático foi criado em parceria com a empresa Ipanema Coffees, para desenvolver materiais didáticos com o objetivo de promover ações educativas para os estudantes. Em 2025 houve uma expansão do projeto, englobando a produção de murais e materiais para outras ações voltadas à educação. O projeto busca através dos materiais produzidos, facilitar o ensino de biologia, além de proporcionar a educação ambiental, auxiliando no ensino em escolas parceiras. Além disso, as Ciências Biológicas abrangem temas de diferentes áreas do conhecimento, e o processo de ensino-aprendizagem pode ser facilitado pela recontextualização e pela prática experimental. Com essa abordagem, o projeto “Praticando com Ciência”, desenvolvido pelo PET Biologia desde 2019, vem atuando em parceria com as escolas. Outra ação que o PET desenvolve são minicursos, que são elaborados e ministrados pelos integrantes do grupo. Segundo Freire (1996, p. 32), “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. Essa abordagem pedagógica representa uma estratégia educacional dinâmica dentro da universidade, oferecendo aos estudantes oportunidades de aprendizado.

    O Projeto Oficina de Compostagem compreende uma instituição privada, Colégio CRA, localizado no município de Alfenas. Foram aplicadas intervenções para turmas do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. O diagnóstico foi dividido em quatro etapas: aplicação de um formulário para o levantamento de conhecimento prévios dos alunos sobre compostagem; aplicação do conteúdo teórico; atividades práticas de elaboração das composteiras; e conversa com atividades interativas com os estudantes. O projeto Produção de Material Didático divide-se em três etapas: planejamento, elaboração e ação. Primeiro, há a definição dos materiais didáticos a serem produzidos, em seguida, os membros do projeto se organizam para a criação do conteúdo, que é revisado pelo grupo PET e pelos colaboradores. A etapa final envolve a utilização do material em intervenções nas escolas através do projeto “Praticando com Ciência”. As escolas parceiras do projeto Praticando com Ciência atualmente são E. E. Dom Othon Motta, em Conceição do Rio Verde-MG, e E. E. Diretor Nelson Rodrigues, em Serrania-MG. O projeto atende alunos com faixas etárias heterogêneas, de acordo com a necessidade das escolas. Os materiais desenvolvidos para realizar as atividades são: aulas expositivas, jogos, cartazes, fósseis, exibição de filmes e experimentos referentes às aulas anteriormente ministradas pelos professores. Para que dê sequência ao projeto, alguns petianos são designados com atribuições de líderes, com o papel de intermediar o contato entre o PET, as escolas e professores. A realização dos minicursos envolve um planejamento estruturado, no qual os temas são selecionados com base na relevância acadêmica. Os cursos combinam exposições teóricas com atividades práticas, incluindo palestras e demonstrações laboratoriais. Todo o material didático é preparado pelos ministrantes, que também organizam as dinâmicas para garantir uma abordagem pedagógica eficiente. Além disso, ao final dos minicursos, os participantes recebem certificados, incentivando o reconhecimento do aprendizado extracurricular.

    Resultados

    Com base nos resultados obtidos através do questionário realizado pelo grupo PET Biologia e aplicado para os alunos do Colégio CRA, diagnosticou-se que houve uma melhora das respostas em questões discursivas em 53,5% dos 71 alunos. Destes, 53,5% melhoraram, 36,6% mantiveram e 9,9% pioraram suas respostas. Nesse viés, através do projeto Oficina de Compostagem, evidenciou-se que os participantes têm fortalecido sua consciência ambiental, para que haja engajamento quanto às questões ecológicas e sustentáveis do cotidiano. Desde sua implementação, o projeto Produção de Material Didático, em parceria com a Ipanema Coffee e a EducAmbiental, tem produzido materiais didáticos e promovido visitas ecológicas, impactando um número crescente de participantes. O projeto tem proporcionado uma experiência prática e enriquecedora para os alunos do ensino básico, ampliando seu conhecimento sobre questões ambientais e promovendo o desenvolvimento da sensibilização sustentável. Iniciando-se em uma escola estadual, o projeto Praticando com Ciência realizou atividades práticas que complementam e esclarecem os temas teóricos nos campos do ensino de Ciências e Biologia, através de práticas lúdicas e educativas, facilitando a compreensão dos conteúdos, promovendo a participação ativa e desmistificando conceitos. Estas atividades não apenas melhoram o entendimento do conteúdo teórico, como incentivam a mudança de comportamento e ampliam a conscientização dos alunos sobre o meio ambiente. Os minicursos proporcionam benefícios tanto para os integrantes do PET Biologia, quanto para os estudantes que participaram das atividades. Para os ministrantes, a preparação e condução dos minicursos contribuíram para o aprimoramento do domínio do conteúdo e ampliação da capacidade comunicativa. Já os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em temas específicos e aplicar na prática os conceitos aprendidos em sala de aula.

    Conclusão

     

    As ações do PET Ciências Biológicas na educação variam tanto em público-alvo, quanto em metodologias e resultados, porém apresentam o objetivo comum de auxiliar no ensino dentro da Universidade e na comunidade. A "Oficina de Compostagem” e a “Produção de Material Didático”, apresentam maior foco na Educação Ambiental, tendo um impacto significativo na formação de estudantes e colaboradores, promovendo a integração entre universidade, escolas e comunidade local. Além de contribuir para o aprendizado, esses projetos reforçam a importância de parcerias na promoção da educação. O projeto “Produção de Material Didático” também atua como um pilar para o “Praticando com Ciência”, que atua contribuindo para uma compreensão melhor dos conteúdos nas escolas. Por fim, a oferta de minicursos atua como uma ferramenta essencial para o fortalecimento da educação universitária, promovendo a troca de saberes.

  • Palavras-chave
  • Práticas pedagógicas, Educação ambiental, Integração escola-universidade.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • EDUCAÇÃO
Voltar
  • MOLECULAR
  • SAÚDE
  • EDUCAÇÃO
  • AMBIENTAL
  • EXTENSÃO

Comissão Organizadora

Estudantes de biologia da Universidade Estadual de Campinas. 

 

 

Em caso de dúvida, envie um email para contato@caeb.com.br